22/04/2019 às 10:36, atualizado em 22/04/2019 às 13:04

Novacap trabalha no recolhimento de árvores caídas

Equipes trabalham desde o início da manhã desta segunda (22) em diversas localidades. Chuva forte atingiu principalmente a Asa Norte

Por Agência Brasília

Após as fortes chuvas ocorridas na tarde deste domingo (21), o Governo do Distrito Federal, por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), destacou nove equipes de podas para atender os chamados relacionados às árvores caídas em vias e quadras da cidade.

Os trabalhos foram iniciados na manhã desta segunda-feira (22) e seguem até que todas as árvores sejam recolhidas. As equipes já estão nas quadras 110, 111, 710, 704, 713, 303, 407, 411 e 412 da Asa Norte – região mais atingida. O cronograma de ação será atualizado à medida que os recolhimentos forem sendo concluídos.

Podas

A Novacap é o órgão responsável pelo serviço de podas de árvore, roçagem do mato alto e manutenção dos canteiros e áreas verdes de todo o Distrito Federal. O serviço é realizado por equipes próprias, compostas por servidores da empresa. No trabalho de roçagem, empresas terceirizadas também realizam o serviço.

Em todo o DF existem, aproximadamente, 5 milhões de árvores. Destas, cerca de 1 milhão podem ser encontradas no Plano Piloto. As intervenções são realizadas de acordo com as demandas encaminhadas pela população. Mas, antes do serviço ser efetuado, os responsáveis técnicos da Novacap vão até local verificar a situação e produzem um laudo com todas as especificações da espécie e método de poda ou erradicação a ser utilizado.

Dependendo de cada espécie e situação, existem vários tipos de podas como as corretivas, de erradicações (necessárias devido ao risco de queda), de equilíbrio e de levantamento de saia (retirada de galhos baixos por questões de segurança). Algumas árvores podem sofrer podas drásticas, como aquelas que estão próximas a edificações e passeios, mas elas voltam a produzir folhas e flores em seu ciclo normal.

 As podas drásticas são necessárias para dar equilíbrio, sustentação e recompor a copa da árvore.  A espécie irá rebrotar após alguns meses podendo assim ter menos risco de queda. Em hipótese alguma realizamos podas por motivos estéticos ou devido às folhas que caem no chão. A Novacap realiza podas somente em áreas públicas.

*Com informações da Novacap