24/04/2019 às 11:06, atualizado em 12/07/2019 às 16:10

Cerca de 40 mil doses de vacina contra influenza já foram aplicadas

Campanha no DF, que prossegue até 31 de maio, inclui várias categorias de público

Por Agência Brasília *

Na primeira semana de vacinação, apenas crianças e gestantes foram imunizadas. / Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

Entre os dias 10 e 18 deste mês, durante a primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, quando apenas crianças e gestantes receberam a vacina, 39.296 doses foram aplicadas. A região de saúde com maior número de imunizações foi a Sudoeste, que engloba Taguatinga, Samambaia, Vicente Pires, Águas Claras e Recanto das Emas.

“A vacinação é a melhor forma de se proteger de uma variedade de doenças e de suas complicações, muitas das quais podem até levar à morte”, destaca a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (Sesa-DF), Renata Brandão. “Quando se vacina, protegemos não somente nossa saúde, mas também a das pessoas com quem temos contato”.

[Olho texto=”Quando se vacina, protegemos não somente nossa saúde, mas também a das pessoas com quem temos contato” assinatura=”Renata Araújo, gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar da Sesa ” esquerda_direita_centro=”direita”]

Cobertura

A campanha, que vai até 31 de maio, também tem como público-alvo mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), pessoas com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras em condições clínicas especiais, bem como os adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos em medida socioeducativa, a população privada de liberdade e os servidores do sistema prisional.

Também foram incluídos na campanha os policiais civis e militares e os bombeiros. “Com esse público, esperamos aumentar a cobertura em 30 mil doses”, assegurou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Elaine Morelo. “Temos vacinas para todos.”

 O principal objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções provocadas pelo vírus da influenza, e ainda atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas. A estimativa total é de que serão vacinadas mais de 59,1 milhões de pessoas no Brasil e 778.627 pessoas no DF.

[Numeralha titulo_grande=”4 de maio” texto=”Dia D da campanha, quando 111 salas de vacinação estarão abertas no DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Dia D da campanha será 4 de maio (sábado). Nessa data, no Distrito Federal, 111 salas de vacina estarão abertas durante todo o dia.

* Com informações da Secretaria de Saúde