25/04/2019 às 09:59, atualizado em 25/04/2019 às 10:02

SOS DF promove melhorias no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina

Instalação de blocos de meio-fio em ruas da comunidade rural vão ajudar no escoamento da rede pluvial

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Moradores do Núcleo Rural Taquara, em Planaltina-DF, receberam melhorias do programa SOS DF nesta quarta-feira (24/4). Foram instalados blocos de meio-fio para ajudar no escoamento da água na rede pluvial, uma demanda antiga da comunidade.

O trabalho foi feito por apenados do Centro de Progressão Penitenciária (CPP). Para o serviço foram escalados 20 internos do projeto mãos dadas, da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), órgão vinculado à Secretaria de Justiça de Cidadania (Sejus).

Os moradores aprovaram as melhorias no local. “Vai ficar muito bom. A chuva descia toda para o córrego. Aqui tem melhorado muito, estão olhando e cuidando daqui”, disse o aposentado Hermínio de Araújo, 69 anos, que reside há 40 anos no local.

Auxiliar de serviços gerais, Lucas Barbosa, de 29 anos, também comentou as benfeitorias na Taquara. “Estávamos acostumados com a água descer toda da rua lá de cima. Agora, com o meio-fio, vai escoar de forma correta”, comentou.

Além do Núcleo Rural Taquara, outros reeducandos do programa também fizeram o trabalho de instalação de meio-fio na Unidade de Pronto Atendimento de Ceilândia e no Parque da Cidade.

Projeto

O projeto é uma integração da Funap com a subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), com o Corpo de Bombeiros Militar do DF – responsável pelo transporte dos apenados – e com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), onde são feitos os blocos de concreto a partir do uso de materiais reciclados.

Na Novacap, os internos participam da fabricação e aprendem a realizar o serviço. A cada três dias trabalhados, eles reduzem em um dia a pena recebida.