26/04/2019 às 15:06

Espaço Ciência do Jardim Botânico inaugura exposição de animais empalhados

Projeto em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e será aberto aos visitantes neste sábado (27), com vasta programação

Por Agência Brasília*

Espaço Ciência do Jardim Botânico inaugura exposição de animais empalhados, neste sábado. Foto: Divulgação/Jardim Botânico

Já pensou em ver de perto uma onça, lobo-guará, seriema e cobras? O Jardim Botânico de Brasília vai proporcionar esse encontro com esses e outros animais taxidermizados no Espaço Ciência, que está totalmente reformado. As revitalizações foram finalizadas nesta semana e a inauguração das novas instalações acontecerá neste sábado (27), com a presença da diretora-executiva do Jardim Botânico de Brasília e do secretário de Meio Ambiente, José Sarney Filho.

A diretora executiva do Jardim Botânico, Aline De Pieri, explica que a ideia de incluir os animais empalhados no Espaço Ciência é antiga e que, agora, graças a uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB), foi possível realizar. “Queremos que os frequentadores conheçam cada vez mais o Cerrado e nada melhor do que ver de perto esses bichos para entender a importância de cada um deles para o ecossistema. Criamos um pequeno museu vivo e é um privilégio poder proporcionar essa experiência para as pessoas”, complementou.

O ambiente para a instalação das peças tentou recriar o habitat natural, com plantas, areia, pedras, folhas secas e troncos de árvores. Os desenhos nas paredes do artista David Aires ajudam a transportar os visitantes para dentro da floresta. O acervo estará completo neste fim de semana com outros bichinhos como a anta, ema e o carcará.

Paisagismo
Além dos animais, a entrada do Espaço Ciência está com novo paisagismo e uma exposição de fotografias, com as cores e belezas da fauna do bioma, que emolduram o ambiente. Além disso, há os esqueletos e crânios de diversos animais, insetário e exposição de sementes e fungos. Todos esses elementos promovem uma imersão na biologia e geografia do Cerrado e cumprem a proposta do local que é levar ao visitante informação e conhecimento sobre o trabalho científico e de pesquisa desenvolvido no Jardim Botânico e na Estação Ecológica.

Manhã de inaugurações
A reinauguração do Espaço Ciência acontecerá após a entrega do Ponto de Encontro Comunitário (PEC) no Espaço Oribá, próximo ao parquinho infantil. Serão instalados dez equipamentos de ginástica, como simulador de esqui, remo, cavalgada e caminhada, além de aparelhos para alongamento que poderão ser usados pelos frequentadores.

Para celebrar a entrega dos novos aparelhos, o Jardim Botânico preparou uma série de atividades gratuitas que incluem aula de yoga, dança funcional e alongamento. Durante o evento, os voluntários do grupo DV na Trilha, ação social voltada para inclusão de deficientes visuais, farão um percurso dentro do Jardim Botânico em bicicletas tandem, para dois ciclistas.

Haverá, ainda, dois passeios de trenzinhos, às 10h e às 11h30. Educadores ambientais acompanharão o trajeto e levarão os visitantes para conhecerem um pouco mais sobre o Jardim Botânico.

Serviço:
Inauguração do PEC e revitalização do Espaço Ciência
Data: 27/04/2019
Horário: 10h30
Local: Espaço Oribá/ área de piquenique do Jardim Botânico de Brasília

*Com informações da assessoria