29/04/2019 às 14:23, atualizado em 29/04/2019 às 15:53

GDF faz apresentação para executivos suecos sobre PPPs

Missão de representantes do Governo do Distrito Federal à Suécia e Alemanha busca contatos com empresas privadas e entidades oficiais dos dois países

Por Agência Brasília

O secretário de Projetos Especiais do Distrito Federal, Everardo Gueiros, fez uma apresentação na última sexta-feira (26), na Suécia, sobre o interesse do governador Ibaneis Rocha na promoção de parcerias público-privadas (PPPs) nas mais diversas áreas. Gueiros participa de missão de representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) à Suécia e Alemanha em busca de contatos com empresas privadas e entidades oficiais destes dois países.

A missão, que tem como coordenador o vice-governador Paco Britto, tem como objetivo apresentar a carteira de projetos do Distrito Federal e prospectar a possibilidade de novas parcerias e empreendimentos. Gueiros falou para diretores e executivos do banco de investimentos Lenner&Partners os planos do GDF em viabilizar novas PPPs –que são estudadas, analisadas e firmadas por meio da pasta que ele ocupa. Além disso, a equipe ouviu experiências da instituição, que demonstrou interesse em oportunidades que possam vir a ser abertas no Brasil (em especial, no DF).

Outro destaque da viagem foi a visita à agência de promoção de desenvolvimento empresarial de Estocolmo, a Stockholm Business Region, que fez uma apresentação para os brasileiros sobre o plano de tornar a capital sueca a cidade mais inteligente do mundo até 2040, com ênfase nos aspectos da sustentabilidade e da preservação ambiental, o que exige um dialogo estreito e permanente entre o governo e as áreas acadêmica e de negócios.

Desenvolvimento
Também fazem parte da missão do GDF, contatos com representantes da Agência Sueca para o Desenvolvimento Internacional, que é a organização responsável pela assistência oficial sueca a países em desenvolvimento, além de reuniões com dirigentes da Avantherm, produtora de fluídos a partir de matérias-primas renováveis.

E, ainda, reunião com representantes da Webrock Ventures, companhia de investimentos que é incubadora de empresas de alta tecnologia com atuação no Brasil e outros países latinoamericanos. Em relação a esta última companhia, o objetivo do contato é construir com a entidade parcerias para startups e empresas de tecnologia no Distrito Federal.

De acordo com Everardo Gueiros, num período de escassez de recursos orçamentários e de tanta necessidade de serem viabilizados projetos voltados para o desenvolvimento econômico e social do DF, a busca por novas parcerias, tanto com companhias públicas de outros países como com empresas privadas internacionais, mostra-se fundamental. Sobretudo, como alternativa para ajudar o governo a realizar uma boa gestão e contribuir para a geração de empregos, propiciando melhor mobilidade, mais infraestrutura para as cidades e, assim, melhor qualidade de vida para a população.