03/05/2019 às 18:45, atualizado em 06/05/2019 às 10:32

Começa a vacinação contra a febre aftosa

Nessa etapa da campanha, todos os animais, bovinos e bubalinos, deverão ser vacinados no DF

Por Agência Brasília *

Criadores devem estar atento à mudança na dosagem da vacina por animal / Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Começou e vai até o dia 31 de maio a vacinação contra febre aftosa. Nesta etapa da campanha, todos os animais, bovinos e bubalinos, deverão ser vacinados no DF. A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri/DF) alerta para a importância de o criador imunizar o rebanho, conforme o calendário oficial de vacinação.

“Caso o criador não vacine os animais dentro do prazo ou não declare sua vacinação, a legislação prevê multa. Não adianta só vacinar, ele tem que declarar para o serviço de defesa que efetivamente vacinou seu rebanho até dez dias após o término da campanha”, explicou a subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri/DF, Danielle Cristina Kalkmann Araújo.

O processo de vacinação e declaração é fundamental para a comercialização de produtos como carne e leite, e também para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que autoriza o produtor a circular com seus animais. O procedimento pode ser feito presencialmente nos escritórios da Seagri/DF. O produtor que já tiver cadastro no módulo do produtor rural pode atualizar o seu rebanho e informar a vacinação dos seus animais por meio do sistema.

A vacinação faz parte do processo de prevenção do vírus da febre aftosa no rebanho brasileiro, por isso sua importância para a manutenção do nosso status de livre e evolução para a futura retirada da mesma. A expectativa é que aproximadamente 86 mil bovinos e bubalinos, de todas as idades, sejam imunizados no DF durante a campanha.

Redução da dose a partir de 2019

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) aprovou a nova vacina contra febre aftosa, que já está disponível no mercado. A dose mudou, passando a ser de 2ml por animal, diferente da vacina antiga, quando eram usados 5ml por animal. A aprovação da nova vacina está prevista na Instrução Normativa nº 11, publicada no Diário Oficial da União em 22 de janeiro de 2018, e a comercialização da vacina antiga está proibida.

A subsecretária alerta para que os criadores fiquem atentos a essa mudança e para aplicação da dose correta, para que a vacina não falte no mercado e para que o criador não tenha prejuízos financeiros comprando mais doses do que o necessário.

Sintomas da febre aftosa

Os principais sintomas da febre aftosa são feridas na boca, nas tetas e no casco. Os animais doentes salivam em excesso e andam com dificuldade. Por não conseguir se alimentar, o gado contaminado apresenta enfraquecimento e perda de peso. Muitas doenças apresentam sintomatologia semelhante à febre fftosa, por isso a notificação imediata desses sinais clínicos deve ser feita ao Serviço de Defesa Agropecuária da Seagri/DF, que colherá material adequado para o diagnóstico em laboratório.

Em 1998, o Brasil recebeu o primeiro reconhecimento de zona livre de febre aftosa, obtido com a vacinação em massa nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O DF alcançou essa categorização dois anos depois, por não registrar incidência da doença desde 1993.

Cuidados

Para que o rebanho fique protegido contra a aftosa, os criadores devem ter os seguintes cuidados:

– Comprar as vacinas somente em lojas registradas;

– Verificar se as vacinas estão na temperatura correta: entre 2°C e 8°C;

– Para transportá-las, usar uma caixa térmica, colocar três partes de gelo para uma de vacina e lacrar;

– Manter a vacina no gelo até o momento da aplicação;

– Escolher a hora mais fresca do dia e reunir o gado. Lembrar que só devem ser vacinados bovinos e búfalos;

– Durante a vacinação, manter a seringa e as vacinas na caixa térmica e usar agulhas novas, de preferência do tamanho 15mm por 18mm, limpas;

– Lembrar que a higiene e a limpeza são fundamentais;

– Agitar o frasco antes de usar e aplicar a dosagem certa em todos os animais. A partir de 2019 a dose é de 2 ml;

– Aplicar na tábua do pescoço, embaixo da pele, com calma;

– Preencher a declaração de vacinação e entregá-la no serviço veterinário oficial do Estado, junto com a nota fiscal de compra das vacinas.

Escritórios da Secretaria da Agricultura:

Asa Norte – Parque Estação Biológica – Edifício-sede

(61) 3340-3862

Brazlândia – Setor Tradicional Alameda Veredinha, Quadra 24, Bloco A, Lote 3

(61) 3391-6426

 Gama – Quadra 1, Lote 14/24, Comercial Norte

(61) 3484-3484

Planaltina – Avenida Independência, Quadra 2, Edifício Agenor Teixeira, sala 209

(61) 3389-3738

 Sobradinho – Quadra 8, Área Especial 3

(61) 3487-1434

 Rio Preto (Planaltina) – Sede do Núcleo Rural Rio Preto

(61) 3500-1359

 São Sebastião – Escritório da Emater na Avenida Comercial, Lote 8 (somente nas manhãs de quarta-feira)

(61) 3339-1556 e 3311-9393. São Sebastião – Escritório da Emater na Avenida Comercial, Lote 8 (somente nas manhãs de quarta-feira)

(61) 3339-1556 e 3311-9393

* Com informações da Secretaria de Agricultura