03/05/2019 às 15:35

Secretaria de Mobilidade lança edital de chamamento para Zona Verde

Os interessados terão o prazo de até 90 dias corridos, contados a partir da publicação do termo de autorização, para apresentação dos projetos

Por *Agência Brasília

A Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF publicou, nesta sexta-feira (03), edital de chamamento para a implantação de estacionamento rotativo pago no DF. O edital visa estimular o uso do transporte público, bem como utilizar, de forma mais eficiente, espaços e serviços públicos.

Os interessados terão o prazo de até 90 dias corridos, contados a partir da publicação do termo de autorização, para apresentação dos projetos. O valor máximo para um eventual ressarcimento não poderá ultrapassar 2,5% do valor total estimado do empreendimento. Após a apresentação, será selecionado o estudo que conterá o modelo de parceria e o projeto será apresentado à população e outras entidades interessadas por meio de Audiência Pública.

As pessoas jurídicas que pretendem participar da seleção, deverão apresentar um requerimento junto à Semob até 15 dias úteis a partir da data de publicação do edital.

Além disso, só serão aceitos os projetos de empresas que comprovem experiência com operação de estacionamento ou elaboração de estudos para este fim.

Os procedimentos estabelecidos e os atos praticados pelos interessados não gerarão custos para o Governo do Distrito Federal.

Projeto Zona Verde

A fim de incentivar o comércio local e desafogar o trânsito, o Governo do Distrito Federal (GDF) estuda ampliar o projeto Zona Verde, com estacionamentos rotativos nas áreas centrais de Brasília, para todo o Plano Piloto.

Durante o balanço de 100 dias de governo, o governador Ibaneis Rocha informou que serão feitos bolsões de estacionamento privilegiando locais próximos dos transportes coletivos – estações de metrô, do VLT e de paradas de ônibus com maior fluxo de pessoas – com uma tarifa mais baixa nas regiões administrativas, além de reforçar as linhas de ônibus e a integração nesses locais.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade