08/05/2019 às 11:28, atualizado em 12/07/2019 às 16:03

Secretaria de Turismo oferece programa de qualificação a profissionais da área

Objetivo é que atores da cadeia produtiva do turismo trabalhem juntos e qualificados dentro da legislação

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

O capitão de fragata Paulo Marcelo Löer proferiu palestra sobre turismo náutico /Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

É importante que o profissional do turismo desenvolva suas atividades pautadas na legislação. Com foco nesta premissa, a Secretaria de Turismo do GDF, em parceria com a Escola de Governo do Distrito Federal, promove a I Jornada de Atualização em Turismo. A programação é aberta a guias de turismo, empresários e a quem mais se interesse pelo assunto. As palestras acontecem toda terça-feira, das 16h às 18h, no auditório Buriti do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e têm acesso gratuito.

“Trata-se de um programa de qualificação contínua que a Secretaria de Turismo implementou”, explica a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “O objetivo é fazer com que todos os setores que atuam nessa economia produtiva possam primeiramente se integrar e encontrar um mecanismo que faça com que eles tenham condições de prosperar e nós possamos qualificá-los”.

Na última terça feira (7), os inscritos assistiram a uma palestra sobre turismo náutico proferida pelo comandante da Marinha e atual capitão dos Portos de Brasília, o capitão de fragata Paulo Marcelo Löer. Ao todo, 40 profissionais ligados ao turismo tiveram a oportunidade de aprender e saíram prontos para prestar informações corretas ao turista que decide realizar um passeio pelas águas do lago Paranoá ou pelas atrativas cachoeiras do entorno do DF.

 “As pessoas, quando embarcam em uma navegação comercial, têm a certeza de que vão fazer um passeio em segurança”, resume o capitão. “O nosso papel é explicar a legislação e a diferença entre uma embarcação de lazer [lanchas e jet-ski] e uma embarcação comercial [que levará uma quantidade maior de pessoas]. Para nós, poder falar sobre esse tema com os profissionais que trabalham com turismo é ideal, pois sabemos que eles vão disseminar essas informações”.

Guia turística há mais de 20 anos, Maria José Carvalho comemora a ação da Secretaria de Turismo: “Nós temos que valorizar a iniciativa da nova gestão que chama a população para dentro da secretaria por meio de palestras de qualificação que, sobretudo, são elucidativas”.

 Serviço / palestras

14/5 – Turismo gastronômico – com a professora de gastronomia Ana Paula Jacques.
21/5 – Brasília, cidade design – com o arquiteto e urbanista Leonardo Pinto de Oliveira.
Local: Auditório Buriti no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Inscrições pelo e-mail: marcella.godoy@setur.df.gov.br