09/05/2019 às 19:40, atualizado em 11/05/2019 às 08:22

Obras nos quatro cantos de Vicente Pires

Três ruas já estão em fase de preparo para receber o asfaltamento. Os próximos passos são nivelamento, piche e pavimentação

Por *Daniela Brito, da Agência Brasília

Não tem como passar pelas ruas de Vicente Pires e não encontrar homens e máquinas trabalhando pelos quatro cantos da região. É o governo do Distrito Federal dando celeridade às obras de infraestrutura que há anos abala a vida dos comerciantes e moradores. O Comitê de Gestão de Crise, implementado na sexta-feira (3), faz serviços de manutenção de pistas, desobstruções de bocas de lobo e alargamento de vias. Pistas serão preparadas para receber asfalto.

Moradores contam que a rua 3 da Colônia Agrícola de Samambaia estava um caos, até que o GDF realizou obras emergenciais devolvendo a trafegabilidade. “A gente tem sofrido há muito tempo com os problemas da região”, lamenta Mafredo Melo, que vive ali há mais de 15 anos. “Sabemos que a atual gestão não teve muito tempo para trabalhar, e as fortes chuvas complicaram ainda mais a situação. Antes minha rua estava inabitável, era triste de ver. Agora, com a retomada das obras e com a ação emergencial de tapa buracos e limpeza, a gente já consegue enxergar um local diferente’, comemora.

Nesta quinta-feira (9), as secretarias, autarquias e estatais envolvidas no comitê continuaram a desempenhar a força-tarefa de serviços urgentes. São 18 órgãos vinculados ao GDF, 400 homens trabalhando e mais de 200 máquinas operando nas ruas. A Companhia de Abastecimento e Saneamento Básico (Caesb) levou 55 colaboradores às ruas. Eles executaram ações como manutenção de água e esgoto. O DF Legal orientou 76 estabelecimentos ao longo do dia. Ao mesmo tempo, 30,5 toneladas de materiais foram utilizadas para tapar buracos e 22 bocas de lobo, desobstruídas.

As equipes ainda capinaram 15 quilômetros de mato, podaram 17 árvores e realizaram a manutenção de quase 105 mil metros quadrados de gramados. As ações do dia ainda contaram com lavagem de via e varrição. As ruas 10, 3c e 6 estão em fase de preparo para receber o asfaltamento. Os próximos passos são nivelamento, piche e pavimentação. Você pode acompanhar as ações diárias realizadas pelo GDF em Ação no site da Agência Brasília.

Ações executadas pelo GDF em Ação em Vicente Pires nesta quarta-feira (9/05) / Arte: Hasenclever Borges/Agência Brasília

Gabinete de Gestão de Crise

O grupo é composto pelas pastas de Cidades, Comunicação, Relações Institucionais Saúde, Meio Ambiente e o Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do DF (CPPGG/DF). Também participam do comitê a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), oDepartamento de Estradas e Rodagem (DER), o Departamento de Trânsito (Detran), a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Polícia Militar (PMDF), a Defesa Civil, a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), o Banco de Brasília (BRB), o DFTrans e o DF Legal. Além disso, reeducandos vinculados à Subsecretaria do Sistema Penitenciário atuam nas melhorias.

*Colaborou Jéssica Antunes