11/05/2019 às 12:07, atualizado em 12/07/2019 às 15:59

Caravana da Juventude Negra percorrerá DF para fortalecer políticas antirracismo

Lançamento foi realizado na terceira edição do Sejus Mais Perto do Cidadão, que leva ação integrada de serviços às regiões administrativas

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

O governador acompanhou pessoalmente cada etapa da ação /Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

“Governo é para quem precisa. E quem precisa não tem que sair de casa para ir atrás. Somos nós que temos que chegar até as pessoas”. A declaração do governador Ibaneis Rocha durante a terceira edição do Sejus Mais Perto do Cidadão, neste sábado (11), em Planaltina, dá o tom de mais uma importante ação empreendida pelo GDF. O projeto itinerante, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, leva serviços públicos gratuitos às regiões administrativas da capital. Desta vez, o evento ainda marcou o lançamento da Caravana da Juventude Negra, que percorrerá o Distrito Federal para fortalecer políticas de combate ao racismo.

[Olho texto=”Governo é para quem precisa. E quem precisa não tem que sair de casa para ir atrás. Somos nós que temos que chegar até as pessoas” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Desde sexta-feira (10), a comunidade de Planaltina é o foco desse trabalho mensal. No complexo cultural da cidade, os moradores podem registrar suas demandas, fazer denúncias, reclamações, sugestões e elogios na Ouvidoria. Além disso, também têm acesso a todos os serviços do Na Hora, como emissão de segunda via de IPVA, IPTU e certidões – bem como primeira ou segunda vias de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF –, e ainda podem negociar parcelamento de débitos. Outro serviço ofertado é orientação jurídica e psicossocial – como no caso de vítimas de violência, que podem contar com apoio de especialistas para orientações.

A iniciativa traz ainda oficinas de defesa pessoal, artes e música, exposição e venda de produtos fabricados nas oficinas da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) e atividades culturais como teatro, música e brinquedos infláveis. Ações de prevenção ao uso de drogas se destacam, por meio de distribuição de cartilhas e apresentação dos Projetos Ser Criança e RAPensando.  Além disso, serão oferecidos dois cursos de formação, um de agente de portaria e outro de merendeira.

Projeto itinerante

“É isso que esse trabalho itinerante faz: recebe o calor da população, acolhe as reclamações e resolve pendências e problemas”, valoriza o governador Ibaneis Rocha. A primeira edição do Sejus Mais Perto do Cidadão ocorreu na Candangolândia, em março, quando serviços essenciais foram executados pelo SOS Justiça. O sucesso da medida a transformou em um projeto permanente que, em abril, contemplou a população do Paranoá.

“Sabemos que durante a semana é difícil as pessoas se deslocarem para ter acesso aos serviços”, pontua o secretário de Justiça e Cidadania do DF, Gustavo Rocha. “Daqui de Planaltina, é preciso ir para Sobradinho, por exemplo. Por isso decidirmos fazer no fim de semana, para atender a maior quantidade de pessoas. ”

Caravana da Juventude Negra

A partir de agora, o projeto também contará com duas carretas voltadas ao atendimento e orientação de jovens negros, por meio de uma caravana. “Temos o compromisso de fortalecer as políticas que, além de combater o racismo, sejam capazes de garantir que a juventude negra tenha sua cultura valorizada e acesso a oportunidades de crescimento profissional e pessoal ”, resume Gustavo Rocha.

Depois de Planaltina, outras cidades do DF vão receber a Caravana da Juventude Negra, que oferta aos jovens das regiões periféricas cursos de fotografia, youtuber, DJ. Também será uma oportunidade para artistas da cidade conhecerem como funciona um estúdio de gravação. O projeto é realizado em parceria com o Instituto Blaise Pascal e as administrações regionais.

“Apesar do momento que vivemos, há uma discriminação flagrante”, ressalta o secretário de Justiça e Cidadania. “Temos que fazer com que a realidade mude. A atenção que estamos dando é justamente para isso: incentivar para que haja inserção maior da comunidade mais vulnerável em todos os âmbitos da sociedade”.

[Olho texto=”A atenção que estamos dando é justamente para isso: incentivar para que haja inserção maior da comunidade mais vulnerável em todos os âmbitos da sociedade” assinatura=”Gustavo Rocha, secretário de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

Parcerias

São parceiros da Sejus Mais Perto do Cidadão as Secretarias de Cultura; de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão; de Educação; e de Segurança Pública. Também fazem parte o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), a Companhia Energética de Brasília (CEB), o Departamento de Trânsito (Detran), o Corpo de Bombeiros (CBMDF), as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal.

Além disso, o Sejus Mais Perto do Cidadão tem participação do Banco Regional de Brasília (BRB), dos Correios, das Defensorias Públicas da União (DPU) e do DF (DPDF), da Superintendência Regional do Trabalho do DF, da Superintendência do Sistema Penitenciário, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da  Receita Federal, do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) da Justiça Federal, do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab).