11/05/2019 às 17:23, atualizado em 11/05/2019 às 17:47

Feira do Produtor de Vicente Pires ganha wi-fi social e nova iluminação

Governador e vice aproveitaram o sábado de sol e foram às compras na unidade, mas também entregaram novos serviços à população

Por Jéssica Antunes, da Agência Brasília

O wi-fi social permite a conexão gratuita de centenas de pessoas no espaço da Feira do Produtor /Fotos: Renato Alves / Agência Brasília.

A  Feira do Produtor de Vicente Pires tem duas novidades. A primeira é que o Wi-Fi Social começou a funcionar definitivamente neste sábado (11) e até 600 pessoas podem se conectar simultaneamente de forma gratuita em toda a extensão do local. Além disso, iluminação foi completamente revitalizada, com troca de luminárias que permitirão redução de consumo e aumento de potência. O governador Ibaneis Rocha e o vice Paco Britto acompanharam os lançamentos de perto.

[Olho texto=”É isso que temos que fazer: mostrar que governar é estar perto da população, ouvindo as reivindicações que muitas vezes não chegam aos nossos ouvidos quando estamos no Palácio” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Feira, para mim, é muito significativo porque convivo desde criança. Eu era produtor de verdura no interior do Piauí e vendia na feira. É um ambiente aprazível, de amizade, de simplicidade. É isso que temos que fazer: mostrar que governar é estar perto da população, ouvindo as reivindicações que muitas vezes não chegam aos nossos ouvidos quando estamos no Palácio”, disse o governador. No local, recebeu o pedido de reativar o posto policial nas proximidades da feira. “Eu jamais saberia disso se não estivesse aqui hoje. Vamos atender, ver a possibilidade de reabrir o posto e trabalhar para melhorar a vida do povo”, valorizou.

Wi-Fi Social

O Wi-Fi Social passou um mês em teses e agora começa definitivamente a funcionar na feira. Isso não terá custos para o governo. Empresas credenciadas são responsáveis pela conexão e manutenção dos pontos e têm, em troca, o espaço para exibir publicidade aos usuários no navegador e também nas placas e postes de identificação do programa. O acesso é gratuito e garante o direito à privacidade, à neutralidade da rede e à proteção de dados pessoais.

Para fazer uso do serviço, os usuários precisam fazer um cadastro com nome, e-mail, número de celular e CPF ou com o login de plataformas de redes sociais. A qualidade do serviço é monitorada de perto pelo governo a partir da avaliação os usuários e empresas com feedback negativo serão descredenciadas. Atualmente, o projeto passa por testes na Feira Central de Ceilândia e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da mesma cidade. A previsão é que o processo seja iniciado na Rodoviária do Plano Piloto na próxima semana.

Iluminação

Diretor-presidente da CEB, Edison Garcia entrega simbolicamente luminária de LED ao governador Ibaneis Rocha. Foto: Renato Alves / Agência Brasília.

A feira recebeu o Programa de Eficiência Energética da CEB, com troca de toda a iluminação por lâmpadas de LED. “Fizemos uma revisão geral da iluminação, com quase cem trocas para aumentar a potência, melhorando a qualidade, e reduzir o consumo, diminuindo os custos”, explicou Edison Garcia, diretor-presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB).

No total, 77 luminárias foram substituídas, entre a noite de sexta (10) e a manhã de sábado (11), sendo 28 de 280 watts, 15 de 160 watts e 34 de 120 watts.