13/05/2019 às 16:55, atualizado em 31/05/2019 às 13:42

Governo decreta estado de emergência ambiental no DF

Medida é tomada no período de estiagem e início da seca e de queimadas

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha declarou estado de emergência ambiental no Distrito Federal. Por meio do decreto número 39.817, publicado no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (13), todos os órgãos do governo ficam, a partir desta data, em alerta de prevenção e combate a incêndios florestais no período da seca. A medida vale de maio a novembro, mês em que, oficialmente retoma a fase de chuvas mais intensas e frequentes na região.

Pela determinação, os órgãos públicos que integram o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais deverão adotar, de acordo com cada competência, todas as medidas necessárias para prevenir e minimizar as ocorrências e os efeitos das queimadas. Também serão deixados disposição e de sobre aviso todo o efetivo de prontidão, os equipamentos e as aeronaves de combate ao fogo para combater qualquer incêndio de grande proporção no Distrito Federal.

“Será o momento no qual o Ibram irá contratar e capacitar 100 brigadistas preparados para o combate aos incêndios florestais nas áreas de preservação e Unidades de Conservação do GDF para o período da seca”, explica a assessora técnica da Secretaria de Meio Ambiente, Carolina Schubart.