15/05/2019 às 17:48

Número de acidentes de trânsito cai 50% em abril

DF tem o segundo quadrimestre com o menor registro de vítimas fatais nos últimos dez anos

Por *Agência Brasília

Um levantamento preliminar do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) indica que o mês de abril teve uma redução de 50% no número de acidentes de trânsito no DF, em comparação com o mesmo período do ano passado.  Em abril deste ano, foram registrados 18 acidentes fatais, já em abril de 2018 foram 36 acidentes com morte. Em relação às vítimas fatais, houve uma redução de 48,7% no número de óbitos. No ano anterior, o mês de abril registrou 39 mortes no trânsito, neste ano foram 20 vítimas fatais.

De acordo com dados da Gerência de Estatísticas do Detran-DF, de janeiro a abril deste ano, foram registradas 89 mortes no trânsito.  O quantitativo é 27,6% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando ocorreram 123 óbitos. Os dados são preliminares, mas indicam que é o segundo quadrimestre com o menor registro de vítimas fatais nos últimos dez anos, ficando atrás apenas de 2017, quando ocorreram 72 mortes.

Maio Amarelo

Desde o início do mês, o Detran-DF, em parceria com outros órgãos, tem desenvolvido diversas ações de fiscalização e educação de trânsito em razão do Maio Amarelo, movimento de segurança viária que neste ano tem como tema: “No trânsito, o sentido é a vida”.  Segundo um levantamento preliminar, neste mês foram registradas oito mortes no trânsito. Em todo o mês de maio do ano passado, foram 25 óbitos.

Considerando o acumulado de 2019, de janeiro até 12 de maio, foram 97 mortes no trânsito do DF. Em comparação com o mesmo período de 2018, quando morreram 134 pessoas, pode se dizer que 37 vidas foram preservadas. Destaque para a redução no número de mortes de ciclistas, em 2018 foram 11 óbitos e em 2019 foram cinco, uma queda de 55%.

*Com informações do Detran-DF