15/05/2019 às 19:31

Segurança faz balanço parcial da segunda semana da SOS Área Central

Em três dias de operação, Polícia Civil registrou 21 ocorrências por crimes diversos. Detran autuou dois motoristas por transporte pirata 

Por *Agência Brasília

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) participa, desde o início da semana passada, de uma série de ações integradas envolvendo cerca de 20 agências públicas e forças de segurança na região central de Brasília. Nos três primeiros dias desta semana (dias 13, 14 e 15), foram registradas 21 ocorrências policiais relacionadas as ações na região. Entre estas, cinco foram flagrantes em crimes como o uso e tráfico de drogas e receptação.

A Polícia Militar do Distrito Federal emprega em média, desde o início da operação, cem policiais extras por dia. Entre segunda e quarta-feira desta semana os militares realizaram 281 abordagens pessoais. Nos horários de maior incidência criminal, de acordo com relatórios e manchas criminais produzidos pela SSP/DF, a corporação reforçou o trabalho de policiamento com o uso de equipes especializadas. A PMDF atuou, ainda, no apoio aos órgãos de fiscalização no combate ao comércio informal e ao transporte pirata.

A Policia Civil realizou ações de inteligência para coibir o tráfico de drogas e outros crimes. A corporação mantém uma Delegacia Móvel para facilitar o registro de ocorrências criminais e para realizar consulta de suspeitos, identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto, entre outras pendências judiciais.

A Delegacia Móvel e o Comando Móvel da Polícia Militar estão instalados na base das operações do governo, que fica no estacionamento superior externo do Conjunto Nacional (CNB).

Já o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) emitiu 65 autos de infração por estacionamento irregular, uso de celular ao volante e falta de uso do cinto de segurança. Os agentes autuaram, ainda, dois motoristas por transporte irregular de passageiros. O Detran é responsável, junto à PMDF, pelo controle do fluxo de veículos e pedestres nos locais da operação.

O Corpo de Bombeiros realiza, desde o início da operação, duas rondas diárias na área da central, uma pela manhã e outra à tarde, com o objetivo de reforçar o atendimento de urgência e emergência feito pela unidade de área. A corporação faz, também, fiscalização em estabelecimentos para reduzir riscos e orientar proprietários sobre a posição de hidrantes, de extintores de incêndio, de saídas de emergência, e outras medidas de segurança.

A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil da SSP/DF fez também vistorias de caráter preventivo, para verificar possíveis riscos estruturais de edificações. São analisadas, por exemplo, rachaduras ou fincas nas paredes, instalações elétricas e centrais de gás.

SOS Área Central

Além das ações de prevenção e combate ao crime, realizadas pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), a Operação SOS Área Central prevê uma série de medidas integradas, com vários órgãos do Distrito Federal, para a revitalização de espaços públicos, com limpeza urbana, incremento da iluminação pública, ações sociais voltadas à população de rua, fiscalização ao comércio irregular, combate ao transporte pirata e melhorias na sinalização de trânsito.

A operação terá a duração de seis meses e a primeira fase vai abranger as imediações das Estações Rodoviária de Brasília e Interestadual, do Conic, Setor Comercial Sul, Torre de TV, Setores Bancários Sul e Norte, além do Conjunto Nacional (CNB). O Centro de Operações Integradas de Brasília (CIOB) dará suporte com a utilização de câmeras de vídeo monitoramento.

*Com informações da Secretaria de Segurança