16/05/2019 às 12:04, atualizado em 12/07/2019 às 15:57

Usuários do BPC têm até o dia 30 para atualizar o CadÚnico

Medida, válida para idosos e deficientes que aniversariaram em janeiro, evita que o Benefício de Prestação Continuada seja suspenso

Por Agência Brasília *

Idosos na região central de Brasília.

Usuários do BPC devem regularizar o cadastro até o dia 30 deste mês /Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Idosos e deficientes beneficiários do Benefício de Prestação Continua (BPC) que fizeram aniversário em janeiro devem atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) até o dia 30 deste mês.  Realizar o procedimento é fundamental para que o benefício não seja suspenso. O Distrito Federal iniciou o ano com cerca de 23 mil pessoas precisando fazer o recadastramento ou a averiguação e revisão, o que deveria ter sido finalizado no ano passado. A gestão do governador Ibaneis Rocha, porém, tem conseguido reduzir significativamente essa cifra. “Caminhamos bastante, mas precisamos zerar esse número para que todos tenham seu direito assegurado”, enfatiza o secretário de Desenvolvimento Social, Eduardo Zaratz.

Entre as medidas adotadas pelo GDF, destaca-se o reforço do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal na execução da atualização cadastral. A força-tarefa ocorre em 19 quartéis, até o fim deste mês. Todos os militares da operação participaram de duas semanas de capacitação e outras duas de ambientação para estarem aptos a receber os beneficiários e conduzir o procedimento. Além disso, as equipes em 21 unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) seguem com esse trabalho rotineiro.

De acordo com o Ministério da Cidadania, em todo o Brasil, aproximadamente 1,1 milhão de pessoas ainda não fizeram a inscrição no CadÚnico. Segundo o secretário especial do Desenvolvimento Social do DF, Lelo Coimbra, a intenção é assegurar que a concessão de benefícios funcione da melhor maneira possível. “A necessidade do cadastro é apenas uma garantia, uma segurança para quem recebe e para o governo, que paga; assim, podemos garantir o repasse para todos que precisam”, afirma.

[Numeralha titulo_grande=”1,1 milhão” texto=”Número de pessoas que ainda não se inscreveram no Cadastro Único, segundo o Ministério da Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

Quem precisa fazer?

Devem atualizar o cadastro deficientes e idosos beneficiários que fizeram aniversário em janeiro, bem como todas as pessoas que, anualmente, passam pelo processo de averiguação e revisão dos dados cadastrais. Nesse último caso, basta ficar atento a um chamamento feito via correspondência pelo Ministério da Cidadania ou ao extrato bancário, onde uma mensagem alerta sobre a necessidade de atualizar as informações.

Esta etapa do recadastramento dos beneficiários do BPC tem foco em pessoas que fizeram aniversário de janeiro. Porém, quem aniversariou em fevereiro e março também pode marcar o agendamento. As datas específicas para cada mês foram estabelecidas pelo Ministério da Cidadania.

O beneficiário deve ligar no 156 ou fazer o agendamento online pelo http://www.sedes.df.gov.br/agendamento-cadunico/. É necessário ter em mãos o Cadastro de Pessoa Física, (CPF) e um comprovante de residência. O registro também pode ser feito por um responsável familiar.

* Com informações da Secretaria do Desenvolvimento Social