17/05/2019 às 12:27, atualizado em 12/07/2019 às 15:57

Governo do Distrito Federal lança programa Adote uma Praça

Programa promoverá parceria entre iniciativa privada e população, com vistas à revitalização e à manutenção de espaços públicos do DF

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília

Durante o evento, o governador Ibaneis Rocha destacou a importância da nova parceria para a melhoria da qualidade de vida do cidadão brasiliense /Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal lançou, nesta sexta-feira (17), o programa Adote uma Praça, iniciativa para promover parcerias entre empresários e moradores na manutenção e recuperação desses locais. O ato, realizado no Palácio do Buriti, foi coordenado pelo governador Ibaneis Rocha e contou com a presença do vice-governador Paco Britto; do secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, responsável pela iniciativa; do secretário de Cidades, Gustavo Aires; e do administrador do Lago Sul, Rubens Santoro Neto.

Embora o nome do programa fale em praças, a ação contempla uma opção variada de logradouros, como jardins, estacionamentos, balões rodoviários, pontos turísticos, parques infantis e Pontos de Encontro Comunitário (PECs).

“Esta iniciativa marca um novo momento e forma de governar o DF, aproximando o empresariado e a população”, disse o governador.  “Vamos tratar nossa cidade, sair da crise nacional e nos reinventar na crise”.

[Olho texto=”Esta iniciativa marca um novo momento e forma de governar o DF, aproximando o empresariado e a população” assinatura=”Ibaneis Rocha, governador do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

Cooperação

Durante o evento, foi assinado o primeiro termo de cooperação do Adote uma Praça. Em acordo com o Hospital Brasília e a Administração do Lago Sul, ficou definida a ampliação do número de vagas públicas em frente ao centro de saúde. “Esta conquista é um marco, comemorou a diretora-geral do Hospital Brasília, Regina Célia Barros Duarte. “Adotamos a área pública do estacionamento, que terá um aumento de 272 vagas. Dará conforto à população. ”

O secretário Everardo Gueiros destacou o compromisso do governo de trabalhar a fim de atrair investimentos da iniciativa privada. Ele pontuou que, para o programa ser bem-sucedido, a iniciativa e ação dos administradores é fundamental.

O empoderamento dos responsáveis pelas regiões administrativas foi reforçado pelo secretário-executivo das Cidades, Gustavo Aires, que lembrou: “O programa vem para dar força a vocês [administradores]. Que a gente possa melhorar ainda mais essas cidades”.

O programa

O Adote uma Praça foi oficializado por meio do Decreto 39.690, que regulamenta a Lei nº 448, de 19 de maio de 1993, referente à adoção de praças, jardins públicos e balões rodoviários, por entidades e empresas.

O programa permite que pessoas físicas e jurídicas firmem termo de cooperação para demonstrar que adotaram um espaço público e ajudem na manutenção de áreas verdes da capital.

Um dos objetivos é estimular a cooperação entre governo e moradores das áreas próximas, assim como empresários de pequeno e médio porte, além de indústrias, ampliando a cidadania e preservação desses espaços.