17/05/2019 às 13:00, atualizado em 12/07/2019 às 15:57

Medicamentos controlados chegam a mais quatro unidades básicas de saúde

Com o remanejamento de farmacêuticos, UBS do Lago Norte, Vila Planalto, Cruzeiro e Asa Sul passam a distribuir essa medicação específica

Por Agência Brasília *

Desde o início de maio, mais quatro unidades básicas de saúde (UBS) deram início ao processo de distribuição de medicamentos controlados. As farmácias foram abertas na UBS 1 do Lago Norte, na UBS 3 da Asa Norte, na Rua Piauí (Vila Planalto), na UBS 1 do Cruzeiro Novo e na UBS 1 da Asa Sul.

“A medida foi possível depois de terem sido feitos o remanejamento de farmacêuticos para essas unidades e a estruturação física dos locais, colocando armários e instalando o sistema de dispensação de medicamentos”, informa a diretora de assistência farmacêutica da Secretaria de Saúde (SES-DF), Lydiana Marcolino.

De acordo com ela, a equipe de assistência farmacêutica tem trabalhado para que outras duas unidades básicas de saúde também consigam, até o próximo mês, distribuir medicamentos controlados. Atualmente, 43 UBS oferecem esse tipo de atendimento em todo o DF.

Adolescentro

Como a distribuição de medicamentos controlados no Adolescentro, na 605 Sul teve o fluxo alterado em abril, pacientes que recebem os insumos no local devem se dirigir à UBS 1 da Asa Sul, que se tornou a referência para o Adolescentro.

A exceção do processo de dispensa será o medicamento Oxcarbazepina, indicado para o tratamento da epilepsia. Pacientes que precisam desse insumo devem se dirigir, exclusivamente, a uma das três farmácias do componente especializado, conhecidas como farmácias de alto custo, localizadas na Estação 102 Sul do Metrô, em Ceilândia e no Gama.

Confira aqui a lista completa dos medicamentos a serem distribuídos pelas UBS. A distribuição ocorre no horário de atendimento dos farmacêuticos de cada unidade inscrita no processo.

 * Com informações da Secretaria de Saúde