19/05/2019 às 13:57, atualizado em 12/07/2019 às 16:03

GDF investe em abertura crescente para novas parcerias

Durante evento no México, secretário de Projetos Especiais do DF participa de discussões sobre programas de desenvolvimento elaborados para cidades latinoamericanas

Por Agência Brasília *

O secretário de Projetos Especiais do DF, Everardo Gueiros, se reuniu, no México, com importantes especialistas em tecnologia e mobilidade /Foto: Paulo Henrique Carvalho/Agência Brasília

O secretário de Projetos Especiais do Distrito Federal, Everardo Gueiros, foi um dos participantes da cúpula do programa Cidadãos Conectados na América Latina. Organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo aplicativo Waze, o evento aconteceu nos últimos dias 14 e 15, no escritório do Google, na cidade do México. Representante do Governo do Distrito Federal, Gueiros viajou com a missão de trocar experiências e prospectar parcerias para projetos que beneficiem a população de Brasília e regiões administrativas.

O secretário destacou a nova dinâmica empreendedora que está sendo adotada pelo GDF para transformar o DF em um ambiente de negócios mais atrativo para parcerias com entidades e iniciativa privada. A operação será feita por meio de mecanismos que permitam baixo risco de investimentos, melhor segurança jurídica e maior transparência para os possíveis investidores e parceiros.

Segundo Gueiros, o objetivo é consolidar financiamentos e programas, via parcerias público-privadas (PPPs), concessões e outras modalidades de parcerias que ajudem a destravar obras e a viabilizar projetos estruturantes para o Distrito Federal.

A edição deste ano da cúpula reuniu alguns dos mais importantes parceiros e especialistas em mobilidade e tecnologia, para compartilhar melhores práticas e interagir sobre o futuro da mobilidade nas cidades latino-americanas.

Além de acompanhar as palestras e conhecer as inovações observadas na área de tecnologia e mobilidade, Gueiros participou de reuniões exclusivas com dois representantes do BID: o diretor de projetos estratégicos, Oscar Mitnik, e a diretora de projetos do setor privado, Patricia Yanez.  Durante o encontro, foram discutidos desafios da mobilidade urbana no DF e possibilidades de parcerias em estacionamentos, alternativas para mobilidade ativa da população e integração entre modais de transporte.

Cidadãos conectados

A cúpula Cidadãos Conectados na América Latina foi elaborada para intuito proporcionar a líderes de cidades latinoamericanas oportunidades para ouvir especialistas e estabelecer novas redes que ajudem a reforçar a cooperação na região.

Oficialmente aberto pelo diretor de desenvolvimento comercial e parcerias globais da Waze, Aron Di Castro, o evento, em seu primeiro dia, contou com palestra da diretora do BID, Carola Alvarez, sobre os compromissos da entidade com a América Latina e a estratégia para o desenvolvimento da região.

Também foram proferidas palestras sobre a forma como as cidades têm abordado o crescimento urbano e as políticas e programas considerados exitosos, com exemplos de modelos multimodais criados para atender ao crescimento e planejamento. Outro tema debatido entre os especialistas foi a maneira como as gestões estão lidando com isso.

No segundo dia foram realizadas palestras sobre como a demanda do tráfego nas cidades e a construção de novas políticas de mobilidade urbana. Outras palestras abordaram a questão dos incentivos para a partilha de veículos, com avaliações sobre o que tem funcionado em todo o mundo e o que é preciso ser levado em conta para o desenvolvimento de novas políticas de mobilidade.

* Com informações da Secretaria de Projetos Especiais