23/05/2019 às 13:34

GDF vai apoiar exposição sobre Brasília em Londres

Acervo com a história da capital apresentado em 11 países chega no próximo semestre ao Reino Unido

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Um acervo com mais de 400 obras contando a história de Brasília se prepara para desembarcar em Londres. Depois de visitar 11 países e ser destaque do governo brasileiro no Mundial da Rússia, em Moscou, em 2018, fotos, vídeos, obras de arte, souvenires e maquetes serão apresentadas na Embaixada do Brasil no Reino Unido, durante o London Festival Architecture 2019.

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Cultura, se dispôs a apoiar a exposição Brasília – Da utopia à capital, da curadora Danielle Athayde. Os recursos, estimados em R$ 350 mil, devem ser captados por meio de emendas parlamentares da Câmara Legislativa. Adão Cândido, secretário de Cultura, enviará uma carta de apoio do governo ao projeto aos deputados. Outras iniciativas de capitação de recursos em apoio ao projeto também serão tomadas.

Também deverá ser preparado um livro em inglês contanto, além da história, a origem das peças que compões as mais de 2 toneladas de acervo. A expectativa é que, depois de Londres, a exposição seja apresentada em Brasília no foyer do Teatro Nacional em 2020, ano em que a capital completa 60 anos.

Suvenires de Juscelino Kubitschek e obras originais de Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, do acervo da família do curador Cláudio Pereira, se juntam a maquetes de grande dimensão da cidade.