24/05/2019 às 19:39

Paco Britto é homenageado em Vicente Pires

Governador em exercício recebe Comenda “Parceiros de Vicente Pires” durante Sessão Solene da Câmara Legislativa realizada na cidade

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

“O importante é que este governo vai dar condições dignas de vida às famílias que aqui vivem e regularizar a situação, incluindo proteção ambiental e equipamentos públicos. É um novo tempo para Vicente Pires”. Assim o governador em exercício, Paco Britto, discursou, na tarde desta sexta-feira (24), para a comunidade e autoridades presentes à Sessão Solene da Câmara Legislativa, realizada no salão de festas da Faculdade Mauá, naquela cidade.

Na oportunidade, Paco Britto foi agraciado com a Comenda “Parceiros de Vicente Pires”. A honraria foi entregue ao governador em exercício e demais representantes da sociedade, em reconhecimento das ações praticadas em prol da comunidade local.

O projeto que instituiu a entrega das comendas é de autoria do deputado distrital Iolando Almeida, primeiro-secretário da Casa, que presidiu a sessão. Trata-se da primeira edição nesse sentido, que foi idealizada em homenagem aos 10 anos da Região Administrativa de Vicente Pires, que completará aniversário no dia 26 deste mês. Das 31 regiões administrativas do Distrito Federal, lembrou o deputado, ”nenhuma recebeu tanto recurso e investimento, tanto federal, como do GDF”. Ele se referiu ao pacote de R$ 500 milhões destinados à região, por determinação do governador Ibaneis Rocha, para obras emergenciais da cidade, em drenagem e infraestrutura locais.

Atualmente, dezenas de máquinas e homens estão trabalhando nas ruas da cidade, que foi castigada recentemente com as fortes chuvas. O governador em exercício lembrou que a situação da cidade é “resultado de anos de descaso com a comunidade e uma combinação de projetos feitos com erros e constantes atrasos de obras. Mas esse tempo ruim ficou para trás”.

Ele disse ainda que estão sendo revistos “todos os projetos feitos para resolver definitivamente os problemas e também os contratos mantidos com as construtoras”.

Também compuseram a mesa os secretários de Obras e Infraestrutura, Izídio Santos Júnior; de Relações Institucionais, Vítor Paulo; do DF Legal, Georgiano Trigueiro; o administrador regional de Vicente Pires, Daniel de Castro; a delegada adjunta da 38ª Delegacia, Adriana Romana; o diretor-geral do DFTrans, coronel Josias Seabra e o major Orlando Cassaro, do 17º Batalhão de Polícia Militar.

Celeridade

O administrador Daniel de Castro fez questão de ressaltar a celeridade das ações do governo na cidade. “Com apenas 15 dias, mudou a cara de Vicente Pires, com a instalação do gabinete de crise. Com isso, são mais de três quilômetros de drenagem feitas. E de ontem para hoje, foram mais de 2,5 quilômetros de asfalto [em vários trechos e ruas da cidade]”. O secretário Izídio frisou que as obras ficarão prontas em 2020. “Não é apenas uma obra, são 11 frentes de obras. Cada contrato com sua dificuldade”, ponderou.

O comandante Cassaro destacou sobre a segurança da região, garantindo que ela tem um dos menores índices de criminalidade do DF. “Com apoio da comunidade, vamos conseguir reduzir ainda mais esse índice”, disse. Ele aproveitou ainda para anunciar, que no dia 26, a partir das 10 horas, o Posto Policial, que se localiza atrás da Feira do Produtor, estará com novo layout e com comando móvel para melhor atender os moradores da região.

Precursora

Dentre os homenageados, estava a primeira moradora de Vicente Pires, Benta Maria da Conceição, 94 anos. Ela recebeu certificado pelos méritos prestados à cidade. “Conheci Vicente Pires como pasto. Hoje, está uma cidade maravilhosa”, comparou Benta, que é avó de quatro tetranetos. Segundo a última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios, Pdad de 2016, a cidade consta com 72.879 habitantes, sendo que 20.247 estão na região urbana.