28/05/2019 às 18:43, atualizado em 30/05/2019 às 19:28

Brasília está entre os destinos contemplados pelo Investe Turismo

Programa lançado pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur irá beneficiar 158 municípios brasileiros

Por *Agência Brasília

O Distrito Federal fará parte de uma das 30 rotas turísticas estratégicas que serão criadas pelo Programa Investe Turismo, lançado, terça-feira (28), pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur.  Com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade, Brasília comporá a rota composta pelos municípios de Alto Paraíso e Cavalcante, ambos na Chapada dos Veadeiros (GO).

“O Turismo é a indústria que mais cresce no mundo e que mais pode gerar emprego e renda. O trabalho conjunto entre os governo e a iniciativa privada ajudará a impulsionar a economia na nossa capital. Estarmos dentro de uma das 30 rotas criadas pelo Ministério do Turismo é uma das formas de reconhecimento do grande potencial turístico que temos”, destacou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

Ao todo 158 municípios brasileiros serão beneficiados com um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor de Turismo. O investimento inicial será de R$ 200 milhões. A ideia é que os projetos a serem implementados aumentem a qualidade da oferta turística das rotas selecionadas em todas as regiões brasileiras.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o Investe Turismo muda a lógica de atuação no setor. “Se sozinhos temos um orçamento enxuto, quando unimos forças temos um mundo de oportunidades. Vamos provocar uma transformação na gestão do turismo nessas rotas estratégicas, ampliando o fluxo de turistas nesses destinos e a geração de negócios, empregos e renda por meio do turismo”, ressaltou o ministro.

Gerar ambiente propício ao surgimento de novos negócios também é um resultado prioritário do programa. Segundo o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, a parceria vai trazer ganhos inéditos para a economia turística: “Estamos trabalhando duro para a retomada do crescimento. Tudo está sendo feito para que o Brasil tenha um terreno fértil, capaz de dar condições para que os pequenos negócios brotem. A parceria Ministério do Turismo, Sebrae e Embratur é prova disso. Vamos apoiar o Governo Federal, focando em setores chave para o desenvolvimento do turismo. Somente assim conseguiremos que os negócios não apenas nasçam, mas também cresçam saudáveis”, afirma Melles.

*Com informações da Secretaria de Turismo