28/05/2019 às 17:41, atualizado em 29/05/2019 às 10:13

Curso de governança pública é encerrado com bom aproveitamento

Destinado a servidores, o curso foi elaborado com a meta de sensibilizar e despertar para a prática da boa governança

Por *Agência Brasília

A quarta e última turma do curso de governança pública para servidores, realizado na segunda-feira (27), no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), apresentou saldo positivo. “Com o que aprenderam, os servidores estão aptos a aplicar no dia a dia os conceitos de governança e reconhecer os mecanismos de inovação para o setor público, ferramentas capazes de facilitar o trabalho e melhorar o desempenho”, resumiu a secretária executiva de Governança e Compliance, Cristiane Nardes, uma das idealizadoras do curso.

O evento foi aberto pelo vice-presidente da CLDF, deputado Rodrigo Delmasso, que falou sobre a importância das boas práticas de governança, principalmente na mudança cultural. Na sequência, o auditor de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Luis Afonso Gomes Vieira, fez esclarecimentos sobre o Decreto 39.736, de 29 de março de 2019, que instituiu a Política de Governança e Compliance no DF e destacou as ações do Conselho de Governança Pública (Cgov) no monitoramento e avaliação das políticas públicas. Outro tema abordado por ele foi liderança, estratégia e controle, considerados os pilares da boa governança.

Também presente à solenidade, o auditor do TCU Claudio Cruz expôs alguns dados do trabalho realizado pelo tribunal com 500 empresas, sobre o tema governança, para entender se elas têm maturidade de liderança, estratégia e controle. O evento contou ainda com a explanação do ministro Augusto Nardes sobre governança no cenário federal, auditoria nas áreas mais sensíveis – como saúde e educação –  e sobre regularização fundiária. “Se for bem aplicada no GDF [a governança] será exemplo para outros estados e os servidores deixarão um legado para as próximas gerações”, ressaltou.

No fechamento das atividades do período matutino,, o deputado Delmasso lançou um desafio a todos os presentes: “Para mudar, temos que praticar a mudança. Temos que repetir a boa governança durante 21 dias. Depois disso, consegue-se uma mudança cultural”.  No período da tarde, foi feito um apanhado sobre os temas Governança, Compliance, Gestão de riscos e Inovação. Participaram Cristiane Nardes, a subsecretária de Compliance Mariana Montenegro, o subsecretário de Governança e Inovação Roberto Pojo, e os assessores especiais Paulo Medeiro e Rodrigo Ramos.

  • Com informações da Secretaria Executiva de Governança e Compliance