31/05/2019 às 12:56

Vicente Pires terá explosões diárias para detonação de rocha

Operação, coordenada pela Defesa Civil, é necessária para o andamento das obras na cidade

Por *Agência Brasília

A partir da próxima segunda-feira (3), a Defesa Civil iniciará um trabalho para detonação de rocha, localizada nas imediações da rua 8, em Vicente Pires, com o objetivo da criação de túnel para captação das águas pluviais. As explosões ocorrerão diariamente, exceto nos finais de semana, e serão feitas em aproximadamente nove meses.

A primeira ação, de cerca de vinte minutos, está prevista para as 9h. Haverá o uso sistemático de explosivos, que serão instalados simultaneamente em cinco pontos distintos, com a profundidade média de 15 (quinze) metros. A medida é necessária e fundamental para continuidade das obras de infraestrutura na cidade.

“A Defesa Civil esclarece que o transtorno será momentâneo, mas será para garantir a segurança de todos e uma melhor qualidade de vida”, afirma o coronel Sérgio Bezerra, subsecretário da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil (Sudec), vinculada à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

Devido ao planejamento feito pelo órgão, as vibrações causadas pelas explosões não devem gerar danos ao meio ambiente e nem às edificações vizinhas. Por se tratar de área densamente povoada, a circulação de veículos e pedestres será interrompida durante a execução da detonação.

Faixas, placas e banners de sinalização serão colocados ao longo da rua para ajudar no controle de movimentação de pessoas e de veículo, que ficará a cargo dos agentes da Defesa Civil.

“Além de garantir a segurança do patrimônio e das pessoas, a Defesa Civil está empenhada para que a operação cause o mínimo de transtorno possível para a comunidade local. Para isso é necessário que a população contribua obedecendo as sinalizações de segurança e respeitando o isolamento da área durante a detonação”, diz o tenente coronel da Defesa Civil, Gleydson Andrade, coordenador da operação.

A Defesa Civil é a representante do Governo do Distrito Federal responsável por coordenar a ação integrada, que contará com a participação de órgãos públicos e entidades privadas, a fim de garantir segurança de todos.

Contribuem também com a operação o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a Polícia Militar (PMDF), o Departamento de Trânsito (Detran), a Polícia Civil (PCDF) e a Administração Regional de Vicente Pires.

*Com informações da Secretaria de Segurança