01/06/2019 às 10:40, atualizado em 01/06/2019 às 11:19

Ensaio no viaduto da Galeria dos Estados

Novacap e DER testam resistência do monumento neste sábado (1º/6)

Por *Agência Brasília

Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Novacap e DER testam resistência do viaduto da Galeria dos Estados. Foto: Acácio Pinheiro/Agência Brasília

Previsto para ter início às 11 horas de sábado (01/06), o ensaio no viaduto da Galeria dos Estados servirá para avaliar o comportamento e certificar a estrutura para dar segurança ao usuário, garantir estabilidade e confirmar o desempenho após reforço estrutural realizado após o colapso ocorrido em fevereiro do ano passado.

Utilizando equipamentos da própria Novacap, o teste consiste em monitorar o comportamento de veículos com grande capacidade de carga e do viaduto, por meio de sensores.

Os equipamentos serão dispostos em um dos sete veículos a serem utilizados nos ensaios e em partes da estrutura, interligados por cabos até um aquisitor de dados e um micro computador, que, a partir de software integrado, analisa a movimentação da estrutura.

Após os ensaios de campo, os valores experimentais registrados serão confrontados com os valores determinados a partir do modelo numérico elaborado com base nas propriedades estruturais do projeto.

A comparação desses valores possibilitará a avaliação do desempenho estrutural do viaduto, com as cargas previstas em projeto, o que é de extrema importância à segurança dos usuários e à vida útil da estrutura recuperada.

O DER aguarda o resultado do teste de grande precisão, certificando a segurança do monumento para, em próxima fase, liberar o trânsito no Eixo Rodoviário Sul.

Os ensaios

Primeiro ensaio: três arranjos da prova de carga estática:
Com três caminhões caçamba carregados com brita, posicionados em locais pré-determinados, que irão trafegar no sentido sul – norte;
Com seis caminhões caçamba carregados com brita, posicionados em locais pré-determinados, que irão trafegar no sentido sul – norte;
Com seis caminhões caçamba, sendo três no sentido sul – norte e três no sentido norte – sul, em posições pré-determinadas;

A instrumentação da estrutura será realizada para monitoração dos efeitos estruturais, tais como: deslocamentos, vibrações, rotações e deformações, com registro de temperatura ambiente e da estrutura. Os veículos trafegarão por toda extensão do viaduto, ou seja, nos oito vãos e serão monitorados pelo sistema de aquisição de dados.

Segundo ensaio: dinâmico com veículo de prova instrumentada:
Após a realização dos três arranjos do ensaio estático, será realizado o ensaio dinâmico com uma carreta carregada e instrumentada, previamente, com sensores (extensômetros) para medição das forças do veículo.
O veículo trafegará sobre o viaduto em quatro momentos distintos: com velocidades de 20, 40, 60 e 80 km por hora, a fim de determinar as características dinâmicas da estrutura.

Equipe
A equipe da Novacap é composta por um coordenador, três engenheiros, um técnico e dois auxiliares do quadro da Companhia, que, desde quinta-feira (30/5) trabalham para viabilizar a realização dos ensaios neste final de semana.
A Novacap contará com a consultoria técnica do Doutor Pedro Almeida, da Universidade de São Paulo, que elaborou laudos e modelo numérico em 2018 e que conhece a estrutura a ser ensaiada.

Duração
Os testes no viaduto da Galeria dos Estados devem durar 6 horas.

* Com informações da Novacap