01/06/2019 às 16:54, atualizado em 01/06/2019 às 16:55

Samambaia é a primeira cidade a receber Carreta do Bebê

Outras seis regiões administrativas vão contar com atividades voltadas para a primeira infância

Por Agência Brasília*

Divulgação/Sejus
A Carreta do Bebê, promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) chegou neste sábado (1º/6) à Região Administrativa de Samambaia com diversos atividades para a população, entre elas apresentações artísticas, brincadeiras, palestras, oficinas, rodas de conversa, ações de saúde, assistência jurídica e psicossocial.
A iniciativa faz parte da programação da IV Semana do Bebê  que começou oficialmente na sexta-feira (31/5) e tem como objetivo ampliar o debate na sociedade sobre a importância da primeira infância. “A causa da criança e do adolescente é uma causa de todos. Quando todos compreenderem que nossos filhos e os filhos dos outros também são nossa responsabilidade, a gente vai dar um destino diferente para todas as crianças. O investimento na primeira infância pode modificar o desenvolvimento de um país”, explicou a subsecretária de Políticas para a Criança e o Adolescente da Sejus, Adriana Faria.
 
Um dos temas abordados no evento foi o aleitamento materno. Funcionários do Banco de Leite do DF orientaram gestantes e  mães sobre amamentação e doação de leite. Com a pequena Aila Katarine, de três meses, nos braços, a doméstica Ivanilda Santos, 29 anos, foi umas das mães que participou da palestra na manhã deste sábado. “ Eu tirei muitas dúvidas. Aprendi sobre os alimentos que podem dar mais gases no bebê e outros que aumentam a produção do leite. Aprendi o que é mito e o que é verdade sobre amamentação e Banco de Leite, além de ter mais informação sobre a importância de a criança ficar só no peito até os seis meses e com demanda livre”, contou.
Segundo a coordenadora de aleitamento materno, Miriam Santos, que participou do evento, debater esse tema com a comunidade é fundamenta para melhorar o desenvolvimento das crianças. “O leite materno é o melhor alimento para a criança. Ele favorece o desenvolvimento cerebral e evita doenças crônicas. Quando a gente traz essas informações para as mães e gestantes, é possível contribuir para o desenvolvimento de muitas crianças que vivem nessa região”, acrescentou.
 
Outro serviço bastante procurado pela população foi o do Conselho Tutelar. De acordo com a conselheira Cenira Pereira, as principais dúvidas foram sobre a questões de guarda de menores, atendimento na assistência social e conflitos familiares. “É muito importante o Conselho estar presente nesse tipo de ação e tão perto da comunidade. Tem muita procura pelo nosso atendimento porque a população vê o Conselho Tutelar como um órgão que pode direcionar e ajudar a resolver seus conflitos familiares e judicias”.
 
 Além de Samambaia, a Carreta vai passar até o dia 7 de junho por Ceilândia, Estrutural, Varjão, Fercal, Itapoã e Planaltina. Para realizar o evento, a Sejus conta com a parceria de outras secretarias e administrações regionais, além do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF (CDCA), da Defensoria Pública,  da Vara da Infância, organizações da sociedade civil e outros atores na defesa dos direitos da criança.

Domingo (2) – Ceilândia/Sol Nascente
Segunda (3) – Estrutural
Terça (4) – Varjão
Quarta (5) – Fercal
Quinta (6) – Itapoã
Sexta (7) – Planaltina
*Com informações da Sejus