01/06/2019 às 17:30, atualizado em 03/06/2019 às 12:57

Teste realizado no viaduto do Eixão Sul tem laudo preliminar positivo

Sensores monitoraram a estrutura do viaduto que recebeu sete caminhões carregados com brita

Por *Agência Brasília

Joel Rodrigues/Agência Brasília

Engenheiros da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) realizaram, na manhã deste sábado ( 1º/6), ensaios estruturais do viaduto do Eixo Rodoviário Sul . O objetivo é avaliar o comportamento e certificar a estrutura após obras realizadas no local devido ao colapso ocorrido em fevereiro do ano passado.

 Joel Rodrigues/Agência Brasília

Na avaliação do diretor de Edificação da Novacap, Francisco Ramos, os ensaios foram positivos. “Está tudo em ordem para que esse monumento tão importante seja finalmente liberado para sociedade”, pontuou.

Os experimentos estavam previstos para durar seis horas, mas os técnicos conseguiram todas as informações necessárias em 1h30min de manobras, com várias etapas e simulações. “Todos os testes foram realizados, tanto de carga dinâmica como de carga estática para avaliar a estabilidade do que foi projetado e do que foi executado. Os dados coletados mostram que o projeto está compatível e dentro das normas, o que permite segurança na liberação da via”, destacou Ramos.

Os testes consistem em monitorar o comportamento de veículos com grande capacidade de carga e do viaduto, por meio de sensores. Após as coletas dos dados, engenheiros da Novacap irão estudar as informações e emitir o laudo do viaduto para entregá-lo ao DER. A previsão é que o mesmo seja liberado na segunda quinzena de junho. 

Marconni Andrade/Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

*Com informações da Novacap