02/06/2019 às 16:56, atualizado em 12/07/2019 às 15:46

Evento no Eixão Norte abre a Semana do Meio Ambiente

Atividades de educação ambiental despertaram o interesse de crianças e adultos durante toda a manhã deste domingo (2/6)

Por * Agência Brasília

Joel Rodrigues/Agência Brasília

Paisagem do Eixão Norte foi alterada por evento que comemora a semana do Meio Ambiente. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 O evento Meio Ambiente no Eixo abriu oficialmente a Semana do Meio Ambiente. As ações, entre as quadras 211 e 212 Norte, foram coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), e realizadas em parceria com órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), do governo federal e ONGs.

O secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, participou do evento e elogiou o empenho dos técnicos dos diversos órgãos do GDF para a concretização da iniciativa. “Na semana do Meio Ambiente optamos por levar à população ações práticas que ajudam a proteger o meio ambiente e assim garantir o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal”, afirmou.

Joel Rodrigues/Agência Brasília

Secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho prestigiou evento na manhã de domingo (2/6)

Sarney Filho falou também sobre as principais diretrizes do governo Ibaneis Rocha  na área ambiental, citando a  revitalização dos espaços públicos comunitários. “Queremos levar mais conforto aos parques de Brasília para que a população possa se sentir mais à vontade, mais acolhida. Quatro parques já foram recuperados”, disse.

Com relação à proximidade de seca na capital, período mais favorável à propagação de incêndios florestais, o secretário enfatizou  a necessidade de dobrar os cuidados na prevenção do fogo. “Estamos tomando todas as precauções para que não haja grandes incêndios florestais este ano, que foi de muita chuva, mas também é um ano perigoso para fogo. Por mais paradoxal que possa parecer, as árvores crescem mais, têm mais folhas. Então, quando vem um período seco, elas ficam acumuladas e servem como combustível para maior quantidade de incêndio”, explicou.

No Eixão

A programação variada, dividida entre as tendas e o gramado, atraiu gente de todas as idades. Moradores da quadra 211 Norte,  Tales Weber e Márcia Lordelo, ambos de 69 anos, estava saindo de casa para ir ao clube, quando viu a movimentação “verde” no Eixão. Os dois resolveram conferir de perto o que estava acontecendo. Depois de visitar os diversos espaços, aproveitaram para levar uma muda de copaíba. “Vamos ver o melhor lugar para plantar a muda. E ainda tem o óleo, que é muito bom”, explicou Tales.

A distribuição de mudas de plantas nativas do Cerrado foi promovida pelo Grupo de Ambientalistas da Granja do Torto (GAT).  “Estamos entregando mudas de copaíba, saboneteira, anjico e jacarandá, que são árvores que podem ser plantadas em residências e que chegam até a 2 metros e meio de altura”, explicou o presidente do GAT, Rodrigo Amaral.

O Jardim Botânico de Brasília distribuiu mil sementes de plantas nativas do Cerrado, acompanhadas de material explicativo.

Joel Rodrigues/Agência Brasília

Coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, evento abriu as comemorações da Semana do Meio Ambiente. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

 

Realidade virtual

Sucesso garantido entre a criançada  foi o espaço que apresentou conteúdos relacionados às temáticas ambientais por meio de óculos de realidade virtual. Com efeitos visuais e sonoros, os óculos possibilitam  a  imersão em um ambiente simulado. “Voei de Asa Delta sobre o Rio de janeiro e gostei muito. É maravilhoso, mas eu já conheço muita coisa de tecnologia porque quero ser agente da Interpol”, atestou Helder Lucas dos Santos, 10 anos, morador de Águas Lindas de Goiás.

Gabriel Magalhães Campos, 10 anos, acompanhou a madrinha, Flávia, que estava trabalhando no Meio Ambiente no Eixo. O menino, que reside na Vila Planalto, conheceu as viaturas utilizadas pelo Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios florestais. “As campanhas são importantes para que os homens parem de desmatar as florestas”, disse.

Sentada à sombra das árvores com os filhos Natan e Luan, de 4 e 10 anos, respectivamente, a funcionária pública Emily Hatano, gostou da iniciativa da SEMA. “As crianças fizeram atividades de pinturas, vão ver o teatrinho agora e estão gostando muito de tudo”, enfatizou a moradora de Águas Claras.

O evento terminou com uma roda de conversa que reuniu índios das etnias Gavião, Guarani, Wapichana e Kokama. Eles  falaram com o público sobre sua cultura e sobre os problemas que enfrentam com invasões de suas terras. A exposição de um carro  elétrico chamou a atenção das pessoas que passaram  pelo Eixão.

*Com informações da Secretaria de Meio Ambiente