06/06/2019 às 16:10, atualizado em 06/06/2019 às 18:58

Celebração de Pentecostes altera trânsito em Taguatinga

O Detran-DF fará intervenções para garantir segurança aos participantes do evento

Por Agência Brasília*

Por conta da celebração cristã de Pentecostes, que será de amanhã (7) a domingo (9), no Taguaparque, em Taguatinga Norte, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) fará algumas intervenções nas vias da região. Nos dois primeiros dias, a festa terá início às 16h e, no dia 9, a partir das 13h.

Para facilitar a chegada dos condutores ao local, serão realizadas alterações no tempo dos semáforos dos cruzamentos de Taguatinga Centro, Taguacenter, Rua das Palmeiras com a Av. Comercial Norte, Praça do DI com a Avenida Comercial Norte, Praça do Bicalho com a Av. Comercial Norte. Nas proximidades do evento, equipes de fiscalização de trânsito do Detran-DF realizarão as intervenções necessárias para promover fluidez e auxiliar a travessia de pedestres.

É importante que os participantes observem a sinalização e sigam as orientações dos agentes de trânsito. O Detran-DF instalou 12 placas indicativas na região e recomenda que os fiéis priorizem o uso do transporte público, pois há poucas vagas para estacionar.

No Taguaparque haverá estacionamento ao público em geral e local destinado à imprensa, autoridades e pessoas com mobilidade reduzida. Também será reservada uma área para o estacionamento de ônibus e vans, com acesso pelo Pistão Norte.  

Dispersão

Ao término do evento, a terceira entrada do Taguaparque pelo Pistão Norte terá sentido único para a Colônia Agrícola Samambaia, sendo que na altura da interseção com a Colônia Agrícola serão implantadas duas rotas. A rota A será um corredor de sentido único para Taguatinga Centro e a rota B terá sentido duplo para a via Estrutural, o que permitirá mais fluidez à saída dos veículos.

Foto: Detran-DF/Divulgação

O acesso à Colônia Agrícola Samambaia, pela via marginal da EPTG, próxima às Furnas, estará bloqueado. A via ficará em sentido único para a saída dos veículos oriundos do Taguaparque. Já a via central do Taguaparque, altura da Administração, será mantida em sentido duplo para facilitar o acesso dos moradores.

Na dispersão do público haverá 20 pontos de controle de trânsito. Os agentes, com o auxílio de informações dos drones do Detran-DF, vão promover intervenções e auxiliar a travessia dos pedestres. Equipes da Engenharia estarão nos principais cruzamentos para sincronizar o tempo semafórico, criando corredores de mobilidade.  

Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Roberto da Cruz, as medidas vão garantir fluidez e segurança aos participantes do evento. “Em 2018, verificamos que foram gastos, em média, 50 minutos para a dispersão de todos os veículos estacionados no Taguaparque. Sem a estratégia de saída, seriam gastos pelo menos quatro horas”, ressalta Da Cruz.

As equipes do Detran-DF já estão implantando a sinalização nas vias adjacentes ao Taguaparque. Neste ano serão utilizadas 800 barreiras-cones, 600 tonéis viários e 800 grades de proteção. O Detran disponibilizará diariamente 92 servidores, 40 viaturas, dois guinchos e uma empilhadeira.

* Com informações do Detran-DF