06/06/2019 às 11:00, atualizado em 05/06/2019 às 16:04

É tempo de festa junina, anarriê!

Comidas típicas, quadrilhas e brincadeiras marcam o período, mas Corpo de Bombeiros orienta a população a tomar os devidos cuidados com os fogos de artifício

Por Daniela Brito, da Agência Brasília

Festas juninas animam os brasilienses nos meses de junho e julho, mas é preciso ter cuidado com os fogos de artifício

Fogueira de São João, fogos de artifício, boa comida, danças e festa. Esse é o período em que os brasilienses caem nas folias juninas. Para a alegria ser completa é importante seguir à risca as orientações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e evitar a incidência de acidentes durante o manuseio de artefatos pirotécnicos e queima de fogueiras.

A primeira orientação é que a compra de fogos de artifícios seja feita somente em lojas credenciadas e vistoriadas pela corporação, e com o devido alvará, o qual deve estar fixado em local visível aos clientes. Os fogos são subdivididos em quatro classes (A, B, C e D), de acordo com a quantidade de pólvora em cada produto. A classificação tem por objetivo indicar a faixa etária a ser manuseado o artefato.

Fique atento:

– Escolha sempre os fogos menos explosivos e de fácil manuseio, e confira o certificado de garantia.

– Siga as dicas do fabricante impressas nas próprias embalagens e peça orientações de como proceder no momento da compra.

– Nunca permita que crianças soltem os fogos.

– Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício.

– Evite segurá-los com as mãos. Compre artefatos que venham com a base para encaixar no suporte dos fogos de artifício, para que seja possível colocar no chão.

– Nunca aponte e/ou direcione os fogos de artifícios para as pessoas.

– Se os fogos falharem, não tente reaproveitá-los.

– Tenha sempre um recipiente de água por perto para colocar os foguetes já usados, ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões.

– Em caso de show pirotécnico, contrate um profissional especializado.

– Bebida alcoólica não combina com fogos. Nunca manuseie os artefatos sob efeito de álcool.

– Evite guardá-los em casa: é como possuir uma bomba prestes a explodir. Se você decidir mesmo assim mantê-los para uso futuro, deixe-os em um local seco e longe de fogões, isqueiros e do acesso a fumantes.

– Mantenha distância mínima de 30 metros de  fogos de artifício para outras pessoas e edificações.

– Não soltar debaixo de árvores, marquises, rede elétrica e locais fechados em geral;

– Em caso de acidentes envolvendo Fogos de Artifícios, ligue 193.

 

Após seguir tais orientações, o momento é de curtir o festejo. Veja uma seleção de festas juninas que serão realizadas no Distrito Federal até o próximo dia 13 de julho:

 

 

*Com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal