07/06/2019 às 14:25

Planaltina ganha mais uma unidade básica de saúde

A UBS inaugurada nesta sexta-feira terá 4 equipes de saúde da família para atender 24 mil pessoas

Por Agência Brasília*

O secretário da Saúde, Osnei Okumoto, representando o governador Ibaneis Rocha, inaugurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) 20 de Planaltina, na manhã desta sexta-feira (7).

Formada por quatro equipes de saúde da família, a nova unidade tem a capacidade para atender até 500 pacientes por dia, beneficiando uma população estimada em 24 mil habitantes.

“É uma obra muito grande, com capacidade de aumentar para seis ou oito equipes. Estou muito encantado com essa unidade e sei que vai beneficiar milhares de pessoas. Nós temos, aqui, uma cobertura de 89,64% da população e esta é uma obra que vem para engrandecer ainda mais o trabalho da saúde na Região de Saúde Norte. O governador sempre ressalta o trabalho e o empenho nessa região, a dedicação de todos, pois são 93 equipes de saúde da família”, destacou o secretário da pasta.

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

Na unidade, funcionarão atividades coletivas, vacinação, curativo, medicação, coleta de materiais para exames, além de consultas médicas e odontológicas, entre outros serviços referentes à Estratégia de Saúde da Família.

O presidente do Conselho de Saúde de Planaltina, Paulo Cabral, relembrou a história, pois esta UBS já esteve alocada em imóveis alugados e passou por despejos em governos passados.

“Foi uma luta grande e muita dificuldade, especialmente por parte dos servidores. E, hoje, com muito empenho, inclusive do conselho de saúde, quem ganha é a comunidade”, destacou.

A nova UBS tem 41 cômodos, sendo 12 consultórios, resultado de um investimento de  R$ 2.555.243,16, oriundos de emenda parlamentar.

Foto: Breno Esaki/Secretaria de Saúde

A obra, iniciada em maio de 2018, foi executada em parceria com a Novacap e está localizada na área Especial 9-A, Setor Norte de Planaltina. Foi concluída e entregue no dia 22 de março.

* Com informações da Secretaria de Saúde