07/06/2019 às 15:01, atualizado em 07/06/2019 às 15:03

Secretaria de Saúde dará suporte em celebração de Pentecostes

Equipes do Samu e do Hospital Regional de Taguatinga estarão a postos para atendimento aos participantes do evento

Por Agência Brasília*

A tradicional celebração de Pentecostes, que ocorre anualmente no Taguaparque, em Taguatinga, contará com o apoio da Secretaria de Saúde. O evento começa nesta sexta-feira (7) e vai até domingo (9) e deve reunir cerca de 500 mil fiéis.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará com duas viaturas, sendo uma unidade intermediária com um condutor e um enfermeiro, e outra de suporte básico, com motorista e técnico de enfermagem. Ainda haverá duas motolâncias conduzidas por enfermeiros.

“Nesta edição, reservaram, para as ambulâncias, um espaço dentro do evento, inclusive com um corredor de acesso para sair de forma mais rápida. No ano passado, não tínhamos as motolâncias e as ambulâncias ficavam fora do local do evento, o que dificultava o acesso dos profissionais às pessoas que precisavam de atendimento”, comemora o médico e diretor do Samu, Alexandre Garcia.

Apoio
Ele também estará no suporte aéreo, com o helicóptero do Corpo de Bombeiros, para apoio a qualquer situação. “A Central de Regulação da Secretaria de Saúde também foi avisada do evento e estará preparada para receber as solicitações, se a equipe precisar de aporte maior”, complementa.

Além do Samu, uma equipe formada por médico, enfermeiro e técnicos de enfermagem do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), com voluntários, estarão disponíveis para atendimento em uma tenda dentro do evento. Em caso de necessidade de encaminhamento para o hospital, o transporte será feito pelo Samu ao HRT.

No último ano, a equipe da saúde registrou 200 atendimentos durante os três dias de festa. Foram casos de crise de hipoglicemia e hipertensão, além de aferir pressão. Não houve ocorrências graves.?

*Com informações da Secretaria de Saúde