07/06/2019 às 16:57, atualizado em 07/06/2019 às 17:40

Secretaria de Segurança apresenta mais resultados da Operação Área Central

Ação integrada teve início em maio e seguirá até julho no combate ao crime no centro de Brasília

Por Agência Brasília*

Secretaria de Segurança divulga novo balanço da Operação Central Brasília

A Operação Área Central, iniciada no último dia 7 de maio, chega a mais uma semana com o objetivo de reduzir índices criminais e desordens ambientais e sociais, além de combater o transporte e o comércio ilegais na área central de Brasília. Ao todo, 20 agências do Governo do Distrito Federal e as forças de segurança participam da ação integrada, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF).

Nesta semana, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou uma média de cem abordagens por dia. “O reforço no policiamento foi feito inclusive aos finais de semana. Recolhemos facas, drogas e conseguimos atuar em ocorrências, como furtos. Também notificamos transporte feito de forma irregular”, disse o comandante do 6º Batalhão, responsável pela área, major Claúdio Peres.

Além do efetivo extra diário de cerca de 30 policiais, o policiamento convencional foi reforçado com militares do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Policiamento de Cães (BPCães), Rotam e Patamo.

A Polícia Civil do Distrito Federal registrou 63 ocorrências policiais na área, sendo 15 em flagrante. Uma arma de fogo e 13 telefones celulares foram apreendidos. Sete veículos foram furtados e sete ocorrências por uso e porte de drogas foram registradas. Um veículo foi roubado.

Veículos
Dezesseis veículos foram abordados pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) por suspeita de transporte irregular. Quatro deles foram notificados. Os dez agentes de trânsito empregados na Operação nesta semana ainda registraram 43 autuações, sendo a maioria por estacionamento irregular e uso do celular ao volante.

Na próxima semana, além da atuação em pontos específicos, os agentes do Detran farão patrulhamento na área central durante todo o dia. “Vamos implementar na próxima semana rondas para coibir o transporte irregular, além de atuar em pontos considerados críticos”, disse o assessor de comunicação do órgão, assessor de comunicação do Departamento, Glauber Peixoto.

A operação abrange as imediações das estações Rodoviária de Brasília e Interestadual, Conic, Setor Comercial Sul, Torre de TV, e setores bancários Sul e Norte, além do Conjunto Nacional (CNB).

*Com informações da Secretaria de Segurança