10/06/2019 às 18:26, atualizado em 11/06/2019 às 12:52

Aulas de literatura gratuitas

Alunos da rede pública e privada podem tirar dúvidas sobre o PAS na Feira do Livro

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília

“Oh! Bendito o que semeia/Livros à mão cheia/E manda o povo pensar!”. Os versos do poema, “Espumas Flutuantes” (1870), do baiano Castro Alves, foram evocados pelo professor de literatura da rede privada, José Lacerda, para sintetizar sua primeira participação no projeto “PAS na Feira”. Uma das várias atrações da 35ª edição da Feira do Livro de Brasília (Felib), o encontro, que acontece no Espaço 180° em três momentos do evento, até o dia 16, tem aliviado a angústia dos jovens que estão até o pescoço com os livros indicados pelo Programa de Avaliação Seriada da UnB. “A ideia é boa porque também traz as pessoas à Feira, fazendo com que elas tenham um contato mais intenso com os livros”, elogiou o experiente educador.

O título do dia debatido entre os 40 alunos do Colégio Único foi a obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, um marco na literatura regionalista brasileira. Prestes a tentar uma vaga no curso de Direito, Bruna Muinhos, 17 anos, não conhecia o drama dessa família de retirantes e sua cadela Baleia pelo sertão nordestino. Por isso achou válida a “aula espetáculo” do professor Lacerda. “Ajudou muito”, ri. “Muitos dos meus colegas leram o livro, conhecem a história, graças a essa aula compacta não vou ficar na mão”, agradeceu a estudante.

Idealizado pelo professor e escritor Marcos Paco, Coordenador Pedagógico do Espaço 180° da Feira do Livro de Brasília, o projeto “PAS na Feira” é só uma das várias atividades educacionais que acontecem no local. Além de ajudar os alunos no vestibular da Universidade de Brasília (UnB), os visitantes poderão participar no espaço de oficinas de texto, caligrafia, carreira de desenvolvimento, inteligência emocional e até lettering – criação de letras desenhadas. É só acompanhar a programação no site do evento: http://felib.com.br/2019/.

“São atividades sintonizadas com a realidade de Brasília”, destaca Paco. “O objetivo do ‘PAS da Feira’ é o de disponibilizar aulas gratuitas de professores de ponta para qualquer pessoa que estiver passando pela feira, ao mesmo tempo que incentivamos os visitantes a conhecer as novidades editoriais. O retorno dos estudantes tem sido sensacional”, observa.

Todos os professores que participam do projeto são profissionais respeitados no mercado e ministram as aulas voluntariamente no encontro. O próximo “PAS na Feira” acontecerá na sexta-feira (14), às 15h, fique ligado!