10/06/2019 às 15:17, atualizado em 10/06/2019 às 16:44

Começa a temporada de infecções virais e alergias respiratórias

Segundo profissionais da Secretaria de Saúde do DF, controle pode ser feito com vacinação e mudança de hábitos

Por Agência Brasília*

O clima do outono – com dias quentes e noites frias – pode até ser agradável, mas uma coisa é certa: é tempo de infecções virais, que podem complicar com doenças bacterianas como amigdalites, sinusites, otites e pneumonias. Para quem já tem problemas alérgicos, a situação pode piorar.

“As infecções virais e bacterianas podem precipitar crises de asma e piorar a rinite alérgica. Além disso, os ácaros, principal fator desencadeante de alergias, triplicam a sua proliferação no outono e também no inverno, que chega em 21 de junho”, explica a especialista em alergia e imunologia, Marta Gudacci.

A maior preocupação deve ser com crianças e idosos, que podem ter maior frequência e gravidade de doenças respiratórias e desidratação.

Os familiares devem ficar atentos em caso de febre persistente, prostração, falta de ar, dor no peito e tosse, e procurar logo uma unidade básica de saúde. Segundo Marta Guidacci, a pessoa nunca deve se automedicar. 

Lábios ou extremidades roxas, diarreias e/ou vômitos, dores no corpo e dor de cabeça, além de dificuldade para urinar, desidratação, sangramentos, perda de consciência, inchaço na língua também são sintomas de gravidade. A recomendação é que se procure, imediatamente, o pronto-socorro.

Minimizar efeitos

Muitas vezes, não é possível evitar as infecções e alergias, mas dá para minimizar os efeitos. Segundo Guidacci, a atualização do cartão de vacinas é uma aliada, dando atenção à vacina da gripe. “Devemos redobrar os cuidados com alimentação e hidratação”, diz a alergista. “Recomenda-se ter alimentação saudável, rica em frutas e verduras, ingerir bastante líquidos, hidratar a pele, evitar banhos quentes e demorados e uso excessivo de sabonetes ou buchas”, reforça ela.

* Com informações da Secretaria de Saúde