13/06/2019 às 19:56

Paco Britto recebe visita de embaixador e projeta parceria entre DF e Singapura

Vice-governador diz que intercâmbios financeiro e cultural foram os principais pontos destacados como forma de fortalecer laços

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília

Vice-governador fala em parceria com o país asiático. Foto: Renato Araújo / Agência Brasília

O vice-governador Paco Britto recebeu, na tarde desta quinta-feira (13), no Palácio do Buriti, a visita do embaixador não-residente da República de Singapura, Sam Goi Seng Hui. Participaram do encontro o secretário e a secretária adjunta de Relações Internacionais, respectivamente, embaixador Pedro Luiz Rodrigues e Renata Zuquim; e representantes da Embaixada de Singapura em Brasília. O objetivo da visita é estreitar laços com o corpo diplomático residente em Brasília e estabelecer cooperação em áreas de interesse mútuo.

Intercâmbios financeiro e cultural foram os principais pontos destacados por Paco Britto para fortalecer os laços entre a capital federal e Singapura. “Eu gosto de Singapura; estive lá três vezes. Tenho total interesse em trazer a experiência, a qualidade de vida e o desenvolvimento [para o Distrito Federal], disse, acrescentando que o intuito é gerar empregos no DF.

O embaixador ressaltou que Singapura, apesar de ser um território pequeno, é o “portão” de entrada para toda Ásia. “Apesar de ser pequeno, tem muitas empresas multinacionais e indústrias. E podemos aumentar o comércio entre as duas regiões”, considerou.

Aproveitando o interesse estabelecido, Paco Britto mencionou ainda que pretende agendar uma visita a Singapura para visitar as empresas locais. “Nós precisamos dessa parceria”, resumiu.

Durante a visita, assuntos como planos de privatização – o vice-governador aproveitou para fazer um convite às empresas asiáticas interessadas em investir no DF; meio-ambiente; hub aéreo; comércio bilateral, entre outros, também foram tratados no encontro.

De acordo com o embaixador Sam Goi Seng Hui, a embaixada de Singapura em Brasília é a única representação diplomática residente do país na América Latina. “Isso mostra a importância e o interesse (do país) em Brasília”, afirmou.

Ao final do encontro, houve troca de lembranças. Paco Britto presenteou o visitante com um livro com fotos de Brasília e recebeu um porta-retratos com o símbolo nacional de Singapura.

Relações diplomáticas

Brasil e Singapura estabeleceram relações diplomáticas em 1967, mas só em 1979 foi instalada a Embaixada do Brasil no país. Já a embaixada de Singapura em Brasília foi inaugurada em 2013, por ocasião da visita do ministro dos Negócios Estrangeiros, K. Shanmugam, ao Brasil.

Originalmente voltada para questões comerciais, a agenda bilateral foi expandida e passou a incluir parcerias em construção naval, logística portuária e aeroportuária, educação, ciência, tecnologia e inovação. Mais de dez empresas brasileiras mantêm subsidiárias em Singapura, em áreas como infraestrutura, educação, serviços hospitalares, entre outros.