17/06/2019 às 17:14, atualizado em 17/06/2019 às 17:15

Cineasta brasiliense Santiago Dellape bate papo com alunos da rede pública

Projeto Escola vai ao cinema terá como tema de debate o filme “A repartição do tempo”. No Cine Brasília, às 9h

Por * Agência Brasília

Na quarta-feira (19), às 9h, o Cine Brasília receberá um convidado especial: o cineasta brasiliense Santiago Dellape, estreante em longas-metragens, que exibirá seu filme “A repartição do tempo” para alunos da rede pública de ensino do DF – que são participantes do projeto Escola vai ao  cinema, de iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, em parceria com a Secretaria de Educação.

Após a exibição do filme, Dellape conversará com os estudantes relatando sua experiência do trabalho com o audiovisual no Brasil e como foi produzido o filme. Durante o encontro, os alunos poderão comentar suas impressões sobre a exibição e tirar dúvidas acerca dos detalhes do roteiro, trilha sonora, curiosidades e referências utilizadas para a produção do longa- metragem.

Nesta data, o programa Escola vai ao cinema receberá 270 alunos de três escolas de ensino médio: Centro de Ensino Nº 16, de Ceilândia, Centro de Ensino Médio Paulo Freire, da Asa Norte e Centro Educacional Zilda Arns, do Itapoã.

Para a coordenadora do programa da Secec, Ilane Nogueira, o Escola vai ao cinema é um projeto pedagógico que vai além da exibição de sessões cinematográficas, contribuindo na formação de um público de opinião, que vai desde a primeira infância até o ensino médio.  “A iniciativa é mais que um evento social, é um espaço que dá a oportunidade para o jovem escolher que tipo de cultura aprecia”, relata.

Ilane declara que a escolha do filme “A repartição do tempo” integra os critérios do trabalho pedagógico realizado com as turmas de adolescentes, onde a trama retrata as cenas do cotidiano do funcionalismo público e as relações mantidas numa repartição, entre concursados, terceirizados e as burocracias da máquina pública.

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

“Este filme propõe um conteúdo relevante, que será trabalhado pelos professores nas salas de aula, inclusive preparando os estudantes para o mercado de trabalho. A vinda de um cineasta brasiliense enriquece o projeto, inspirando os jovens a se interessarem mais pela cultura”, enfatiza.

Sobre o filme

O filme “A repartição do tempo” retrata cenas do cotidiano do serviço público, e suas principais referências foram extraídas das comédias dos anos 80. Inspirado nos filmes dos Trapalhões e em clássicos como “Goonies”, “Conta comigo”, “De volta para o futuro” e “Feitiço do tempo”, o cineasta Santiago Dellape presta uma homenagem ao cinema de aventura e fantasia que marcou os anos 80.

Com elenco composto por artistas como Dedé Santana e Tonico Pereira, “A repartição do tempo” aborda relações mantidas numa repartição entre concursados, terceirizados e as burocracias da máquina pública.

A produção foi inteiramente gravada em Brasília, foi financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC).

Cultura educa

O Escola vai ao cinema é uma das iniciativas do Cultura educa, programa do Governo do Distrito Federal realizado pela Secretaria de cultura e Economia Criativa em parceria com a Secretaria de Educação.

As inscrições das turmas para o segundo semestre já estão abertas e podem feitas pelo e-mail projetosculturaiseeducativos@gmail.com. O calendário será divulgado em toda a rede pública de ensino do Distrito Federal em agosto.

 

* Com informações da Secretaria de Cultura/DF