18/06/2019 às 18:55, atualizado em 18/06/2019 às 19:30

DF estreita parceria cultural e turística com o Chile

Junto ao embaixador chileno, governador Ibaneis confirma participação de voo inaugural direto de Brasília para Santiago

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília

Mostra de cinema chileno, embaixada aberta para visitação de estudantes e um voo direto de Brasília para Santiago são algumas das parcerias a caminho entre DF e Chile. Foto: Renato Alves / Agência Brasília

 

Mostra de cinema chileno, embaixada aberta para visitação de estudantes e um voo direto de Brasília para Santiago são algumas das parcerias a caminho entre Distrito Federal e Chile. Na tarde desta terça-feira (18), o embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt, esteve no Palácio do Buriti com o governador Ibaneis Rocha com o propósito de intensificar laços com o corpo diplomático residente na cidade e estabelecer cooperações em negócios de interesse dos dois países.

Ibaneis tem se empenhado em trazer para o Distrito Federal investimentos estrangeiros, seja por meio da instalação de indústrias ou acordos de cooperação que gerem emprego e renda na capital. Schmidt convidou o governador a participar da 1ª Mostra de Cinema Chileno, que acontecerá em Brasília, e demonstrou interesse da embaixada em participar de um programa do Governo do Distrito Federal (GDF) que estimula delegações estrangeiras na cidade a abrir suas portas para visitação de turistas e alunos de escolas públicas.

[Olho texto=”“Queremos estreitar nossas relações com as representações diplomáticas que vivem em nossa cidade e com o governo do Chile, país que tanto admiro e apreço”” assinatura=”Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”centro”]

O governador também foi convidado a participar do voo inaugural que ligará Brasília a Santiago, sem escalas nem conexões, a partir de outubro. A rota irá decolar de Brasília terças, quintas e sábados, sempre às 20h05, com previsão de pouso no Chile às 23h25 (horário local). Nos mesmos dias sairão voos de Santiago às 12h55 e previsão de chegada às 18h15 (horário de Brasília).

A expectativa é de que o voo aqueça o turismo local com a abertura de uma porta do Brasil para a entrada dos chilenos.

O embaixador esteva acompanhado do ministro-conselheiro do Chile, Rafael Puelma, na visita ao Palácio do Buriti.