18/06/2019 às 16:32, atualizado em 18/06/2019 às 16:36

Em um dia, Hmib faz triagem de 1,1 mil mulheres para inserção de DIU

Contraceptivo também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde

Por *Agência Brasília

Cerca de 450 mulheres assistidas no Hmib já saíram do esforço concentrado com datas definidas para inserção do DIU. Foto: Divulgação / Hmib

 

O Hospital Materno e Infantil de Brasília (Hmib) atendeu, nesta segunda-feira (17), 1,1 mil mulheres interessadas em fazer a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) do tipo T Cobre, não hormonal. Na ocasião, foi feito acolhimento, avaliação e as mulheres participaram de palestras.

“Levando em consideração a nossa vocação materno e infantil, essa ação foi de grande importância para as mulheres do DF, no sentido de orientar e levar todas as informações sobre os métodos contraceptivos e também sobre o planejamento familiar, para que elas possam optar pela gestação apenas no momento que lhes for oportuno”, destaca o diretor do Hmib, Rodolfo Alves Paulo, que agradeceu aos servidores pelo trabalho realizado.

Cerca de 450 mulheres assistidas no Hmib passaram pela avaliação dos médicos e residentes e já saíram com as datas de inserção do DIU agendadas. Metade delas será atendida neste sábado (22), e a outra metade no dia 29. As demais, cerca de 650 que já fizeram a triagem serão atendidas posteriormente, tanto pelo Hmib quanto pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Policlínicas de todo o DF, de acordo com a demanda.

“A mulher precisa saber que não é necessário que ela se esterilize para sempre para poder ter o direito de ter quantos filhos quiser, no momento em que julgar certo. O DIU tem a validade de 10 anos, mas pode ser retirado em qualquer momento antes disso, caso a mulher resolva engravidar”, esclarece a ginecologista e obstetra do Hmib, Andréia Regina Araújo.

O DIU é um contraceptivo eficiente, seguro e disponível na atenção primária. As mulheres que não puderam ir ao Hmib ontem (17) devem se dirigir à UBS mais próxima de sua residência para se informar sobre a disponibilidade do produto.

 

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal