18/06/2019 às 14:57, atualizado em 18/06/2019 às 14:59

Hora de aprender tradição: estudantes de Brazlândia têm aulas de quadrilha junina

Três grupos irão competir nos tradicionais festejos de São João do Centro de Ensino Médio 01 da cidade, no dia 29, a partir das 19h

Por * Agência Brasília

Os festejos juninos – com as quadrilhas e os arrasta-pés à frente – são os momentos mais esperados dessa época do ano. E eles receberam uma atenção especial dos alunos do Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia/DF.

O clima de arraial dominou a escola pública durante dois meses (maio e junho). Pelo menos 120 estudantes do Ensino Médio participaram de oficinas gratuitas para grupos quadrilheiros, realizadas no auditório do educandário. Foram doze encontros com aulas práticas e teóricas.

As aulas semanais têm instruções sobre montagem de coreografias e enredo, interpretação, dança junina tradicional, músicas, indumentárias e cenários. As oficinas estimulam os estudantes até a criar novos marcadores.

Os quadrilheiros

O arte-educador Willys Araújo, que ministra as oficinas para grupos quadrilheiros, dividiu os alunos em três grandes grupos que irão competir na tradicional festa junina do Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia que será realizada no dia 29 de junho, a partir das 19h.

Na ocasião haverá jurados da Secretaria de Educação e da Regional de Ensino de Brazlândia para avaliar as apresentações nos quesitos coreografia, figurino, casal de noivos, conjunto e repertório, entre outros.

Segundo Willis, o trabalho em equipe com os estudantes tem sido muito proveitoso. “Um dos grupos formados pelos alunos tem interesse em se formalizar e competir no DF e em outros estados como quadrilha profissional. Estamos apoiando. As oficinas têm exatamente o objetivo de fortalecer a cultura popular na região”.

Quem ajuda

Com o apoio da Administração Regional de Brazlândia e o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, as oficinas fazem parte do projeto Sertão Central, da Rádio Comunitária Veredas de Brazlândia/DF. Uma forma de destacar a força do Homem do campo, a religiosidade e a exaltação do trabalhador de colheitas.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasilia

Festejos juninos coincidem a época de colheita comemorada ao redor de uma fogueira, herança dos portugueses, colonizadores do Brasil.  Surgiram músicas diferentes – ritmos nordestinos com influências africanas e ibéricas – que moldaram a cultura da festa do interior que aquece os corações das pessoas.

Com informações da Administração de Brazlândia