24/06/2019 às 16:59, atualizado em 24/06/2019 às 17:01

Centro de Atendimento à Mulher oferece curso para gestantes em parceria inédita

Com início previsto para a próxima quinta-feira (27), curso será realizado uma vez por mês até o fim do ano

Por *Agência Brasília

Atividades terão carga horária de 2 horas de aula expositiva. Foto: Reprodução

 

Em parceria inédita, a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal realizarão Curso de Gestantes que dará orientação às futuras mães para que elas sejam protagonistas de seu próprio parto. Com início previsto para a próxima quinta-feira (27), às 16h30, o curso será realizado uma vez por mês até o fim do ano, no Centro de Atendimento à Mulher da 102 Sul (veja mais informações abaixo).

Os órgãos do Governo do Distrito Federal informam que o ambiente será interativo e dinâmico, direcionado à promoção da saúde, ao cuidado humanizado e à autonomia dos participantes. A ideia é que as futuras mães se sintam seguras, confortáveis e devidamente instruídas quanto ao que acontece durante o trabalho de parto, parto e o puerpério (período que vai do pós-nascimento até o restabelecimento físico da mãe).

Os especialistas envolvidos no projeto e as gestantes vão buscar, juntos, a otimização do processo de parturição, em um contexto de esclarecimento de dúvidas e de formação de um espaço para troca de experiências entre os participantes. As atividades terão carga horária de 2 horas de aula expositiva e serão ministradas por dois enfermeiros obstetras ou residentes de enfermagem obstétrica (sob supervisão) que atuam na Rede SES –DF.

Benefícios do curso

As pacientes que participam de grupos de gestantes conseguem gerenciar melhor a ansiedade, o medo, o estresse do parto e dos cuidados iniciais do bebê. Os acompanhantes também se sentem mais seguros para auxiliar a paciente durante todo o processo de parturição.

Assim, constata-se que os programas de preparo para o parto colaboram para o bem-estar da mãe e o desenvolvimento saudável da criança.

A capacitação da gestante também constitui uma estratégia que contribuirá para diminuição da mortalidade materna e neonatal precoce, que estão diretamente associadas ao componente parto e nascimento.

Ou seja, o curso vem em boa hora. Muitas vezes a gestante tem dificuldade em participar dos cursos oferecidos em unidades hospitalares devido a questões como transporte e disponibilidade de horário.

Outros cursos

Alguns estabelecimentos da Rede SES-DF (Hospital Materno Infantil, Hospital Regional da Asa Norte, Hospital Regional de Ceilândia e Casa de Parto de São Sebastião) já realizam o Curso de Preparação para o Parto.

SERVIÇO:
Local: Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), estação do Metrô, 102 sul
Data: 27 de junho de 2019
Horário: 16h30
Carga horária: 2 horas
Inscrição:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScePNvU-xUVanDHebYiVphbQXt5WD89d3MIvIKdehxfVtspGQ/viewform

 

*Com informações da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal