25/06/2019 às 15:14, atualizado em 25/06/2019 às 17:23

Campanha Lixo Zero: administração do Lago Norte faz parceria para reciclagem

Gestão regional está empenhada na promoção da Campanha Lixo Zero, com consciência ambiental e descarte consciente de lixo

Por *Agência Brasília

“Acreditamos que podemos juntos dar maior fluidez ao descarte consciente de lixo”, defende o administrador regional do Lago Norte, Marcelo Ferreira

 

Material elétrico e eletrônico, óleo de cozinha usado e recipientes de vidro são, atualmente, os tipos de coleta de recicláveis que a Administração Regional do Lago Norte, em parceria com outros órgãos e entidades, está oferecendo aos moradores da região.

Com isso, a atual gestão visa fomentar uma nova cultura de responsabilidade socioambiental e estímulo à preservação do meio ambiente.

“É importante a participação do Estado nesse tipo de iniciativa. Acreditamos que podemos juntos dar maior fluidez ao descarte consciente de lixo”, conta o Administrador Regional do Lago Norte, Marcelo Ferreira.

Parcerias

A coleta do óleo de cozinha se dá por meio do Projeto Biguá (foto abaixo), desenvolvido pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Neste caso, a Companhia oferece à população o Ponto de Entrega Voluntária (PEV).

O rejeito depositado é recolhido pela própria Caesb e destinado para os chamados Arranjos Produtivos Locais (APLs), estruturas organizadas para a produção de Biodiesel a ser usado em frota própria ou de terceiros.

Caesb capitaneia coleta de óleo de cozinha por meio do Projeto Biguá. Foto: ARLN

No caso dos vasilhames de vidro, a parceria se dá com a empresa Greenn Ambiental, que recolhe os vasilhames e os encaminha para a reciclagem no estado de São Paulo.

Já os materiais elétrico e eletrônicos são recolhidos pela organização não governamental (ONG) Programando o Futuro, que desenvolve o Projeto Metareciclagem. Neste caso, o material recolhido é passado por processo de análise minuciosa de reaproveitamento.

Os bens reaproveitáveis são consertados e doados a escolas, bibliotecas e projetos sociais. Já os não restauráveis são descaracterizados, desmontados e, após a separação de cada resíduo, destinados à reciclagem.

Saiba mais:

https://www.caesb.df.gov.br/projeto-bigua.html
https://greennambiental.com.br
https://programandoofuturo.org.br

 

*Com informações da Administração Regional do Lago Norte