26/06/2019 às 14:38

Plano Piloto sedia Caravana Itinerante FCO

Evento abrange oito Administrações Regionais

Por *Agência Brasília

A Administração Regional do Plano Piloto será sede do próximo encontro da Caravana Itinerante do Fundo de Financiamento Constitucional do Centro-Oeste (FCO). O evento acontece nesta quinta-feira (27/6), às 8h30, no Auditório do Edifício Guanabara, no Setor Comercial Sul. A caravana orienta os empresários locais na elaboração de projetos para recebimento dos recursos do FCO, incentivando o desenvolvimento local com a geração de emprego e renda.

Nesta edição, além do Plano Piloto também serão atendidas as Administrações Regionais do Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro, Lago Sul, Varjão, Candangolândia e Jardim Botânico.

A primeira etapa da Caravana foi realizada no dia 18 de junho na Administração Regional do Setor de Indústria e Abastecimento. Na ocasião também foram atendidas as administrações do Núcleo Bandeirante, Águas Claras, Park Way, Guará e SCIA/Estrutural. As demais regiões locais e os municípios da RIDE receberão a caravana no mês de julho (veja cronograma no final desta matéria).

Com o objetivo de facilitar a liberação dos recursos, a Caravana FCO disponibiliza um interlocutor entre as associações que representam o setor produtivo no DF e as instituições financeiras. A intenção é fazer com que os empresários recebem orientações, identifiquem gargalos e encontrem soluções para liberação dos créditos do FCO.

Para este ano, o fundo disponibilizou R$ 703 milhões em recursos para o Distrito Federal, sendo 50% para FCO empresarial e 50% FCO rural.

Entre as vantagens oferecidas pelo fundo estão: encargos financeiros diferenciados; bônus de adimplência de 15% sobre os encargos financeiros; isenção de tarifa de abertura de crédito (TAC) e Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros (IOF); e prazo ajustado à capacidade de pagamento.

O Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) foi criado pela Lei n.º 7.827, de 27.09.1989, que regulamentou o art. 159, inciso I, alínea “c”, da Constituição Federal. Os recursos contribuem para o desenvolvimento econômico e social da Região, mediante a execução de programas de financiamento aos setores produtivos. Este ano, a programação prevê a aplicação de 51% dos recursos em empreendimentos de mini, micro, pequenos e pequeno-médios tomadores.

Podem solicitar empréstimos: produtores rurais, firmas individuais, pessoas jurídicas, associações e cooperativas de produção – que desenvolvam atividades nos setores agropecuários, mineral, industrial, agroindustrial, turístico, de infraestrutura, comercial e de serviços.

A Caravana Itinerante do FCO é organizada pela Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP) e pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), em parceria com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco Regional de Brasília e outras instituições financeiras.

 

CARAVANA FCO 2019

Data: 27/06/2019 – quinta-feira

Hora: 8h30

Local: Setor Comercial Sul, Quadra 06, Bloco A – Ed. Guanabara – Auditório

Administrações atendidas – Plano Piloto (Adm. Brasília); Lago Norte; Sudoeste/Octogonal; Cruzeiro; Lago Sul; Varjão; Candangolândia e Jardim Botânico.

 

11/07/2019 ( Quinta-feira)

Itapoã – PAD/DF

25/07/2019 (quinta-feira)

RIDE

 

(Data a definir)

Taguatinga

Sol Nascente

Vicente Pires

Samambaia

Brazlândia