29/06/2019 às 10:46, atualizado em 12/07/2019 às 15:29

Inaugurada usina de energia fotovoltaica no DF

Representantes do GDF participaram da cerimônia de lançamento da empresa, que, criada pelo Grupo Levvo, vai funcionar em uma área rural do entorno, beneficiando várias comunidades

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília *

O governador em exercício, Paco Britto, representou o governador Ibaneis Rocha durante almoço comemorativo do Grupo Levvo, nesta sexta-feira (28) no Clube Naval de Brasília. O evento oficializa a inauguração, no DF, de uma unidade de energia fotovoltaica da organização empresarial, que atua, com destaque, no ramo alimentício.

Na ocasião, foram também celebrados os 20 anos de história do grupo e o lançamento do programa de oficina de costura Mais Renda, de geração de renda e sustentabilidade. A fundadora e presidente do grupo, Laura Oliveira, anunciou com exclusividade, durante contagem regressiva e ao som de fogos de artifício, a ligação da usina, cortando simbolicamente a fita inaugural da Levvo Energia.

Paco Britto falou aos presentes sobre geração de empregos para o Distrito Federal. Também citou a Frente Parlamentar de Energia e sua função de ajudar os microempreendedores. “Quero parabenizar todos empreendedores. O governo do Distrito Federal quer ajudar e trabalhar com vocês. Não desistam do Distrito Federal e do Brasil. Somos um país pungente”, destacou. Paco aproveitou para agradecer a presença do senador Izalci Lucas, por “chancelar todas as emendas para o crescimento e o desenvolvimento do DF”.

Com a criação da usina, a empresa terá energia solar fotovoltaica em cerca de 70% de seus pontos de venda. O método consiste no uso de energia limpa e renovável, reforçando o compromisso de não emitir gases tóxicos. Pensando no pilar sustentabilidade do grupo, sempre tivemos o compromisso de pensar no próximo, e por isso a Levvo Energia surgiu”, ressaltou Laura Oliveira. “Precisamos cuidar do planeta hoje e pensando nas futuras gerações. Minha expectativa é inspirar pessoas a realizar a transformação social com foco em sustentabilidade, bem-estar e geração de renda, pois com renda qualquer indivíduo garante cidadania.”

 Presente ao evento, o secretário de Governo, José Humberto, chamou a presidente do grupo de “uma incomodadora do bem”, referindo-se à história de luta e realizações da empresária mato-grossense. Também participaram do almoço os secretários do Desenvolvimento Econômico, Rui Coutinho; da Juventude, Léo Bijos; da Mulher, Éricka Filippeli; o presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Edison Garcia; empresários do setor e líderes religiosos, entre outros convidados.

 O grupo

Há 20 anos no mercado, o Grupo Levvo é uma organização empresarial que, resultante de empreendimentos bem-sucedidos da Levvo Comércio de Alimentos, atua como franquia McDonald’s, abrangendo 25 pontos de vendas localizados em diversas regiões administrativas, como Taguatinga, Águas Claras e Ceilândia. Além do Distrito Federal, a empresa opera em unidades na região de Valparaíso em Goiás, com sete restaurantes e 18 quiosques de sorvetes. Além da Levvo Comércio, a corporação é formada também pelo Levvo Instituto e a Levvo Energia.

Pensando no crescimento econômico sustentável, o Levvo Energia, mais recente lançamento do grupo, já chega com duas usinas de energia fotovoltaica, ocupando uma área de quatro hectares localizados em uma área rural do entorno do Distrito Federal. Uma gera 1 megawatt (MWp) e a outra, 500 quilowatts (kWp), totalizando 1.5 megawatts pico (MWp) – valores que podem equivaler ao abastecimento de cerca de 2,3 mil casas do programa Minha Casa Minha Vida. “Entendemos ser esse um passo extremamente relevante, não só pela sustentabilidade, mas também pela contribuição na qualidade e na segurança energética do Brasil e do Distrito Federal”, destacou a presidente da empresa.

Já o Levvo Instituto atua de maneira a agregar e estimular a transformação social das comunidades em que atua, criando programas de geração de renda e sustentabilidade, como a oficina de costura Mais Renda. O instituto tem projetos que trabalham com o reaproveitamento de uniformes, roupas – como o programa Jeans do Bem – e banners, criando novos produtos como porta-óculos, sacolas, mochilas, estojos e nécessaires, entre outros itens que geram economia e cidadania para todos os envolvidos na cadeia de produção e de consumo.

* Com informações do Grupo Levvo