01/07/2019 às 10:57, atualizado em 09/07/2019 às 10:25

Dedicação às questões relacionadas ao meio ambiente

Gestão da política ambiental na zona rural e urbana apresentou resultados positivos, com trabalhos de conscientização, entrega de produtos e reparos em parques ecológicos, entre outras ações

Por Agência Brasília

Todos os setores relacionados ao meio ambiente avançaram, com várias e significativas ações. O compromisso com a gestão da política ambiental na zona rural e urbana apresentou resultados positivos nos diversos órgãos ligados a questões ambientais.

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) intensificou seu papel de conscientização ambiental e possibilitou que 11.798 alunos fossem atendidos pelo Programa Parque Educador, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação. Além disso, 150 alunos da rede pública foram capacitados em instrução de prevenção de incêndio florestal para produtores rurais no Pipiripau, em Brazlândia, Planaltina e São Sebastião.

A Sema realizou, ainda, quatro blitze educativas para a sensibilização da população do DF na prevenção de incêndios florestais.  Durante o trabalho, 2.352 veículos foram  abordados.

SLU
O Serviço de Limpeza Urbana (SLU), por sua vez, inaugurou o décimo papa-entulho do Distrito Federal, localizado em Ceilândia. Trata-se de um ponto de entrega voluntária (PEV) de entulho, podas, volumosos, materiais recicláveis e óleo de cozinha usado. O local possui rampa de acesso a veículos pequenos para o descarte de resíduos de construção diretamente em caçambas. A operação Remoção de Lixo Verde nas asas Sul e Norte ainda totalizou 150 toneladas recolhidas. E, para garantir uma melhor prestação de serviços, o SLU publicou edital de concurso público com 150 vagas, sendo 50 imediatas e 100 para cadastro reserva. O certame foi realizado em 19 de maio.

Ibram
Já o Instituto Brasília Ambiental realizou força-tarefa com diversos órgãos do GDF para a revitalização dos parques ecológicos Saburo Onoyama, Lago do Cortado, Águas Claras e Olhos d’Água. Foram entregues obras e equipamentos de manutenção emergencial nesses locais. O instituto também organizou campanhas de  castração de cães e gatos, oferecendo, ao todo, 4,5 mil vagas e, ainda, resgatou 55 aves silvestres durante a operação Ruas.

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

 

Caesb
No caso da Caesb, para atender à população e evitar a falta de água, a companhia realizou obras para a construção da Estação de Tratamento de Água Corumbá, do Sistema Produtor de Água Corumbá e, também, de ampliação do Sistema de Esgoto Sanitário no Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES).

Zoológico
Inaugurado em 1957, o Zoológico de Brasília desempenha um importante papel não apenas como opção de lazer, mas de criação de laços que resultem no respeito à fauna e à natureza, por parte dos visitantes. E exerce, também, um papel fundamental para a proteção da biodiversidade e para a preservação de animais ameaçados de extinção. Nesses seis meses de governo, a equipe contabilizou 604 atendimentos de animais no hospital veterinário e, pelo projeto Zoo Noturno,  organizou visitas  das quais participaram 635 pessoas, além de 17.685 estudantes que fizeram visitas não monitoradas ao local.

Emater-DF
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal  (Emater-DF) desempenhou um importante papel no auxílio aos produtores rurais da região, fortalecendo o setor agrícola do DF. Para isso, assinou termos de cooperação técnica que possibilitaram o  desenvolvimento de aplicativo para monitoramento do manejo da irrigação.  Também conseguiu recursos para a implantação de hortas e pomares sustentáveis em comunidades urbanas, instituições e escolas. E 31 unidades de ensino foram beneficiadas  com sistema de captação e armazenamento de água para manutenção das hortas.

Jardim Botânico de Brasília
O Jardim Botânico de Brasília recuperou o Jardim de Cheiros, com pintura dos canteiros e introdução de novas espécies; revitalizou o orquidário; inaugurou o Espaço da Ciência; recuperou o posto de brigada florestal; e reinaugurou o Espaço Expresso Cerrado. Outro local que ganhou vida nova foi a praça das Fontes.

Adasa

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou diversas atividades que resultaram na prestação de um serviço público de boa qualidade. A Adasa publicou a Resolução nº 4, que tipifica as infrações e estabelece as penalidades a serem aplicadas ao SLU, e também elaborou o Plano Anual de Fiscalização 2019. Com a meta de implantar sistemas e modelos públicos que promovam o abastecimento de água, esgoto sanitário e destinação correta de lixo, a Adasa acompanhou as fiscalizações realizadas pela Caesb para levantamento da Base de Ativos Regulatória (BAR), um processo de relevante impacto nas tarifas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.