02/07/2019 às 14:49, atualizado em 02/07/2019 às 15:42

Saúde recebe oito novos aparelhos para endoscopia  

Equipamentos serão instalados nos hospitais do Gama, Taguatinga, Sobradinho e Ceilândia

Por Agência Brasília*

A rede pública de saúde acaba de receber oito torres de endoscopia. Com a chegada dos aparelhos, será possível acelerar a realização deste tipo de exame, que, atualmente, só é feito no Hospital de Base. Mais quatro hospitais receberão os equipamentos.

“Irão duas torres para cada um dos seguintes hospitais: Gama, Taguatinga, Sobradinho e Ceilândia”, enumerou a diretora de Engenharia Clínica, Luciana Farias.  Os aparelhos custaram aos cofres da Secretaria de Saúde o valor de R$ 2.422.160,00.

A instalação dos equipamentos começará na próxima segunda-feira (8), provavelmente, pelo Hospital Regional de Taguatinga (HRT). “Estamos montando, junto à Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde e à empresa vencedora da licitação, o cronograma de instalação, de acordo com a necessidade de cada unidade”, explica Luciana.

Marcação de exame
A marcação do exame é feita por hospital. Cerca de duas mil pessoas aguardam para fazer endoscopia atualmente. A colocação dos aparelhos vai reduzir a fila em pouco tempo. “A quantidade de exames a serem feitos vai depender das agendas de cada unidade”, complementa a diretora.

O exame de endoscopia coleta imagens em tempo real do aparelho digestivo, do esôfago ao duodeno, passando pelo estômago, e serve para o diagnóstico de muitas doenças que acometem, direta ou indiretamente, essa região. Entre as principais estão refluxo, gastrite, úlceras, pólipos, doenças infecciosas e câncer em estágio inicial e avançado.

*Com informações da Secretaria de Saúde