03/07/2019 às 15:42, atualizado em 12/07/2019 às 15:28

GDF Presente volta a atuar em Planaltina

Ação retorna com novas operações de tapa-buracos, recolhimento de entulho e manutenção das estradas rurais

Por Renata Moura, da Agência Brasília

O programa GDF Presente continua avançando com serviços de manutenção. Nesta semana, Planaltina entrou pela segunda vez na agenda das atividades, com reparos na estrutura asfáltica, recolhimento de entulho, patrolagem e nivelamento de vias próximas a núcleos rurais. Só com a recuperação de vias, em apenas três dias, foram usadas 30 toneladas de asfalto.

“Ficamos muito felizes com todo esse apoio, porque, com a união dos órgãos, conseguimos viabilizar ações emergenciais que ajudam no dia a dia dos moradores”, afirma o administrador de Planaltina, Gilson Amorim. “Essa maneira que o governador Ibaneis determinou, de trabalhar todos juntos, é o que tem feito a gente ter condições de oferecer melhorias para a comunidade. Não conseguiríamos nada se não fosse a ajuda dos programas da Secretaria de Agricultura, de Obras, da Novacap e também do DER”.

[Numeralha titulo_grande=”30 toneladas” texto=”Quantidade de asfalto utilizado, em apenas três dias, na recuperação das vias da cidade” esquerda_direita_centro=”direita”]

Nesta quarta-feira (3), a força-tarefa concentrou esforços na manutenção asfáltica do condomínio Arapoanga, bairro de Planaltina que abriga mais de 45 mil pessoas. “Na segunda e na terça, retiramos mais 140 toneladas de entulho só na área da Estância Planaltina”, conta o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves.

Além do recolhimento de lixo, as ações têm ajudado muito na manutenção dos acessos às áreas rurais. Desde janeiro, mais de 60 quilômetros estradas rurais foram patroladas, ajudando moradores, produtores e estudantes. “Depois de muito tempo, vejo um serviço bem-feito de nivelamento da via”, elogia o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável de Planaltina, Teonildo Alves. “Fizeram os caminhos de passagem da água da chuva e só falta os quebra-molas, porque ficou tão bom que o pessoal quer andar a 80 km por hora”, brinca.

As terras de Teonildo estão localizadas no Núcleo Rural Agrovalle, localidade onde, nesta semana, já foram nivelados cinco quilômetros de estradas.  “Esse serviço é importantíssimo, principalmente para os estudantes, que sofrem muito aqui com a ida para a escola”, explica. “Houve época de a gente comprar sacos de areia para colocar na estrada, senão o ônibus não passava.”

As ações do GDF Presente continuam em Planaltina até esta sexta-feira (5). Na sequência, o projeto vai contemplar a comunidade de Sobradinho.