Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
07/07/2019 às 12:32, atualizado em 07/07/2019 às 20:29
O governador em exercício, Paco Britto, participou do evento e prestigiou eventos turísticos paralelos, como apresentações de quadrilhas juninas
A troca da bandeira na Praça dos Três Poderes, realizada neste domingo sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica, homenageou os 146 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, considerado o patrono da Aeronáutica Brasileira.
O aeronauta e inventor brasileiro nasceu em 20 de julho de 1873, em Minas Gerais. Na solenidade, estiveram o governador do Distrito Federal em exercício, Paco Britto; o chefe do Estado- Maior da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; e outros comandantes, chefes e diretores de organizações militares, autoridades dos poderes legislativo e judiciário.
Como tem se tornado tradição, dezenas de pessoas se aglomeraram na Praça dos Três Poderes para prestigiar a cerimônia. Durante a solenidade houve salva de 21 tiros de canhão, com 247 militares estavam em forma.
A troca acontece todo primeiro domingo de cada mês. A cerimônia é uma parceria com o Ministério da Defesa, da Marinha e da Aeronáutica. A bandeira mede 186 m² e pesa 90kg.
Paco Brito considera relevante essa integração da população com a troca da bandeira. “É o civismo e o patriotismo. Ensinamos as crianças o amor a pátria e damos norte a essa educação cívica tanto necessária para o país”.
Para a Força Aérea Brasileira, a cerimônia reveste-se de um especial significado: o aniversário de Alberto Santos Dumont. “Demonstrava desde seus primeiros anos de vida habilidades manuais foram do comum. Com apenas 12 anos já tinha permissão para dirigir as locomotivas de transporte de café da fazenda de seu pai. Em São Paulo viu pela primeira vez um balão aerostático em uma exposição de equipamentos aeronáuticos, construídos na França. Tinha enorme facilidade para lidar com equipamentos tecnológicos”, disse o cerimonialista.
Além da cerimônia de troca da bandeira, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Turismo, pôs à disposição da população diversas atrações, como apresentação de quadrilhas, shows, Centro de Atendimento ao Turista (CAT), tendas de educação e saúde, biblioteca volante do Sesc (BliblioSesc), Expresso Ambiental da Caesb, passeios turísticos com guias em ônibus da TCB, distribuição de água gratuita pela Caesb, além exposições de equipamentos da Força Aérea Brasileira.
O projeto é realizado desde o início do ano e tem objetivo de agregar novas atrações gratuitas para os brasilienses e turistas durante a solenidade de substituição da bandeira nacional.