10/07/2019 às 10:42, atualizado em 10/07/2019 às 15:03

Supervisores do BID aprovam andamento de obras do Procidades

Visita serviu para identificar possíveis impactos sociais e ambientais em obras de infraestrutura nas ADEs de Ceilândia, Santa Maria e Gama

Por *Agência Brasília

Supervisores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitaram por dois dias as obras do programa Procidades nas regiões administrativas da Ceilândia, Santa Maria e Gama. 

O objetivo foi avaliar os impactos socioambientais com as obras de pavimentação, drenagem pluvial, urbanização e energia nas Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADEs). Os técnicos do banco não detectaram qualquer situação crítica na execução das obras. A avaliação dos especialistas foi positiva.

Gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o programa está executando contratos no valor de US$ 71 milhões  – o equivalente a R$260 milhões – para melhoria da infraestrutura nas três regiões administrativas.

“Temos essa missão de verificar o cumprimento do programa como forma de salvaguarda dos requerimentos ambientais e sociais do contrato”, explicou o supervisor do BID, Jose Luiz de La Batista. 

Foto: Ascom/SDE


As obras também vão melhorar as condições ambientais das áreas de desenvolvimento. Ele acrescenta, por exemplo, que a construção de um coletor de águas pluviais contribui com a proposta de redução de riscos de desastres.

“Foi identificado que o programa tem uma equipe fortalecida e que as obras estão em andamento. Sobretudo que podemos trabalhar juntos resolvendo apenas algumas lacunas”, acrescentou o especialista do BID.

Execução transparente

De acordo a subsecretária de Apoio às Áreas de Desenvolvimento Econômico, Maria Auxiliadora França, a vistoria realizada pelo BID reafirma o compromisso da SDE com a execução transparente e responsável do contrato. 

“Eles estão trazendo um olhar muito diferenciado em relação a sintonia das comunidades em volta das obras. A visita está nos trazendo ferramentas, inclusive, para pensar em um Procidades II”, adianta a gestora.

 Os supervisores do BID foram acompanhados pelos engenheiros da SDE responsáveis pelo programa Procidades. Eles visitaram as ADEs Centro Norte, Setor de Indústrias e Materiais de Construção da Ceilândia, a ADE do Gama e a subestação de energia da Companhia Energética de Brasília que está sendo construída no Polo JK.

* Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico