12/07/2019 às 17:08

Emater vai implantar, até o final do ano, as primeiras creches rurais do DF

Até 2022, outras seis – cada uma com capacidade para atender 30 crianças em período integral – estarão em funcionamento 

Por Agência Brasília

A Emater-DF vai instalar até o final do ano duas creches na zona rural do Distrito Federal. Elas atenderão crianças de 0 a 3 anos (30 em período integral ou 60 em dois turnos). A definição dependerá da necessidade de cada região e ficará com a Secretaria de Educação, que vai fazer a gestão dos espaços.

Em quase 60 anos da fundação de Brasília, essas serão as duas primeiras creches na área rural do Distrito Federal. O projeto faz parte das metas de gestão da Emater e do Governo do DF para os próximos quatro anos. Até 2022, pelo menos oito devem estar em funcionamento.

“Essa é uma demanda antiga das mães trabalhadoras rurais, que tinham suas atividades prejudicadas pela falta de local para deixar os filhos”, disse a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca. “Como mulher, mãe e gestora de uma empresa de extensão rural, vejo com muito orgulho o empenho que toda a equipe da Emater, envolvida com o projeto, vem fazendo junto a outros órgãos para resolver esse gargalo social.”

O projeto desenvolvido pela Emater envolve diversos órgãos do governo do DF. Nesta sexta-feira (12), Denise Fonseca e a coordenadora do projeto, Adriana Dutra, discutiram o assunto com a direção da Novacap. O órgão vai colaborar por meio da elaboração dos estudos técnicos necessários à execução do projeto das duas primeiras unidades.

“As crianças do campo, tanto quanto as da zona urbana, merecem receber atendimento educacional de qualidade que lhes garanta a devida estimulação. A iniciativa do GDF demonstra o compromisso da capital do país com o produtor rural”, disse Adriana.

A Emater é responsável pela obtenção de recursos de emendas parlamentares para a execução das obras e identificação dos espaços para o funcionamento das creches. A execução das obras será feita por empresas contratadas.

Tipos de creche

As duas primeiras creches previstas devem ter as obras iniciadas na primeira quinzena de setembro. 

Elas serão do tipo 1: vão funcionar em prédios que serão reformados e adaptados para receber as crianças com conforto e segurança. A reforma de cada prédio tem previsão de custo de R$ 250 mil.

Entre as outras seis previstas para entrar em funcionamento até 2022, há também as de tipo 2, que serão construídas a partir da necessidade levantada em cada comunidade.

Necessidade

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados em dezembro passado apontam disparidades na frequência escolar entre crianças das zonas rural e urbana – 43,4% e 54,7%, respectivamente. Essa diferença é maior na faixa etária de 0 a 3 anos: 18,3% entre as crianças da zona rural e de 35,4% entre as da zona urbana.