12/07/2019 às 11:05

Orquestra Sinfônica abre programação do segundo semestre com viagem do clássico ao romântico

Haydn, Mozart e Dvořák estão no programa da apresentação do dia 16 de julho, no Cine Brasília

Por *Agência Brasília

Depois de um breve recesso, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro volta com peças do classicismo dos austríacos Joseph Haydn e Wolfgang Amadeus Mozart ao romantismo do checo Antonín Dvo?ák.

“Haydn é o grande mestre da sinfonia clássica, tendo composto 104 peças. A de número quatro, do início da carreira do autor, é muito leve, de instrumentação ligeira, e remete, como o título antecipa (A manhã), a uma abertura lenta, que se desenvolve num movimento rápido”, explica o maestro Cláudio Cohen, que conduzirá a orquestra.

Em seguida, a Sinfônica executará uma das obras mais populares de Mozart, Pequena Serenata Noturna. “Trata-se de uma obra da fase madura do autor, de desenvolvimento coeso no fraseado e na estrutura”, ensina o regente.

Finalmente, Dvo?ák introduz o romantismo, já no século XIX, com seu apelo às emoções, movido na peça pelo lirismo emprestado pelas cordas.

“Nas obras de Mozart e Dvo?ák, teremos somente cordas, e na Sinfonia de Haydn estaremos diante de uma orquestra clássica com cordas, madeira e metais, mas sem percussão”, sintetiza Cohen.



Serviço

Concerto clássico-romântico, 16/7

Programa

Dvorak – Noturno Op.40

Mozart – Eine Kleine Nachmusik

Haydn – Sinfonia 6 Le matin

Cine Brasília, às 20h

Entrada franca, sujeita à lotação do espaço


* Com informações da Secretaria de Cultura